O Governo do Estado, através do Programa de Artesanato Mato-grossense, coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, (Sicme-MT), oferece apoio na confecção do projeto aos artesãos que estiverem interessados em participar da Chamada Pública que está sendo oportunizada pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República em parceria com a Marinha do Brasil.
A Mostra do Artesanato Brasileiro no Navio Escola Brasil será realizada durante a XXVIII Viagem de Instrução de Guardas-Marinhas, programada entre os meses de julho a dezembro de 2014, uma rica oportunidade para divulgar o Artesanato Brasileiro nas 22 paradas que acontecerão em 18 países.
O navio inicia a missão no porto de Recife (Brasil) e, em seguida, Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza/Brasil; Las Palmas e Palma de Mallorca/Espanha; Toulon e Le Havre/França; Pieru/Grécia; Civitavecchia/Italia; Lisboa/Portugal; Londres/Inglaterra; Estocolmo/Suécia; Helsinki/Finlândia/ Hamburgo/Alemanha; Baltimore, Miami/Estados Unidos da América; Cozumel/México; e Cartagena/Colômbia.
A expectativa da Marinha do Brasil é receber 3 mil visitantes em cada um desses portos para visitação ao navio onde serão apreciadas as peças artesanais expostas em vitrines especialmente montadas para a ocasião.
O Tema da Mostra é Amazônia Azul e as peças serão identificadas com os dados do artesão onde poderão ser encontradas informações para venda, uma vez que a Mostra não prevê comercialização.
“Ao todo serão selecionadas cerca de 50 peças artesanais para representar o Brasil na mostra. O autor de cada peça selecionada cederá duas peças, uma para Mostra e outra para ser ofertada às autoridades oficiais nos países visitados. Após o término da exposição as peças da exposição passarão a compor o acervo do Programa do Artesanato Brasileiro. "Um grande orgulho para qualquer profissional”, enfatiza a coordenadora do Programa de Artesanato de Mato Grosso (PAB-MT), Elvira Costa Leite.
Poderão participar artesãos de forma individual ou núcleos, associações ou cooperativas. É imprescindível o cadastro do inscrito no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e o candidato deverá residir permanentemente (pessoa física) ou ser inscrito (pessoa jurídica) no Brasil. Serão aceitas apenas peças artesanais.
Elvira reforça que em Mato Grosso os interessados em participar desta oportunidade e precisarem de ajuda para fazer a inscrição podem procurar o programa. “Esta é uma grande vitrine para mostrar a riqueza do nosso artesanato para o mundo e o Governo do Estado, através da Sicme, está preparado para contribuir no que for possível. Estamos de portas abertas para receber quem estiver interessado". A sede do Programa está localizada na avenida Thogo da Silva Pereira, 311, bairro Centro Sul em Cuiabá. Informações pelos telefones (65) 3623-0026 / 3623-3023. O prazo para inscrição termina no dia 1º de junho.
O edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis em http://smpe.gov.br/sobre/chamadas-publicas/arquivos/chamada-publica-ndeg01-2014-secomp_smpe_pr-mostra-de-artesanato-brasileiro-no-navio-escola-brasil.pdf/view