Começam hoje (19) as inscrições para a 1ª Cãominhada em Cáceres. As inscrições são limitadas a 200 cachorros e estão abertas na Clínica Panvet até o dia 05 de junho mediante o pagamento de taxa de R$ 10,00 ou de doação de 5 quilos de ração para cães ou gatos. Cada humano pode conduzir apenas um cão. Para efetuar a inscrição basta apresentar a carteira de vacinação do animal, que também será apresentada no dia do evento para a retirada do “kit Cãominhada”.
A Associação Ajuda aos Animais de Cáceres (AAAC) realizará a 1ª Cãominhada, no dia 07 de junho, a partir das 16h, à beira do Rio Paraguai, em frente ao Restaurante Corimba. A programação para os cães e seus donos é em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente em Cáceres. Mas para que o evento seja um sucesso de público e de ações positivas alguns cuidados precisam ser tomados.
Dicas para Cãominhada: De acordo com a adestradora e consultora comportamental de cães, Monica Vignardi, os proprietários de cães devem se atentar para vários pontos antes de inscrever o animal de estimação na Cãominhada. Serem sociáveis, acostumados com pessoas e outros animais, é um dos requisitos. “O uso de coleiras com guia é obrigatório para evitar confrontos entre os animais como por exemplo: Evitar que o cão se aproxime de outro para cheirá-lo, pois o outro cão pode não gostar da aproximação devido à situação a qual esta sendo exposto. Para os cães de médio e grande porte sociáveis, mas que apresentem qualquer tipo de agressividade será indispensável o uso de focinheira”, advertiu a adestradora.
Monica explica que os cães que não estejam acostumados a usar focinheira precisarão passar por uma dessensibilização. “Primeiro passo é escolher uma focinheira de tela, que não feche toda a boca do cão, as focinheiras fechadas podem matar o animal de hipertemia. Não podemos esquecer que os cães respiram pela língua. Durante o processo de adaptação coloque petiscos dentro da focinheira para seu cão comer. Repita este procedimento umas 10 vezes, só depois coloque a focinheira e o deixe andando com ela por alguns minutos”.
A adestradora ainda lembrou que as fêmeas que estiverem no cio não poderão participar da Cãominhada; que os cães idosos, com mais de oito anos, precisarão de atenção especial do seu condutor; e, que as reações do animal durante o evento como a respiração ofegante e a resistência em continuar o trajeto devem ser respeitadas para que o animal usufrua apenas dos benefícios da caminhada.