As inscrições para o Prêmio Mulher de Negócios estão abertas e vão até 31 de julho. As empresárias de Mato Grosso que quiseram participar podem preencher os dados no site do concurso. Na página, também há espaço para que elas insiram um texto resumido da história profissional. O objetivo do prêmio é reconhecer as trajetórias transformadoras e que servem de motivação para entrada de outras mulheres no mundo dos negócios.
A gestora do projeto no Sebrae de Mato Grosso, Carla Vecchi, explica que a entidade está disponibilizando um suporte profissional para auxiliar as concorrentes. São pessoas que estudaram o regulamento e que vão indicar os itens que precisam ser destacados no relato. Entre eles estão a estratégia, o relacionamento com o cliente, as inovações, a gestão financeira e de funcionários.
O público alvo do concurso são microempreendedoras individuais, donas de micro e pequenas empresas e produtoras rurais. Elas devem ser formalizadas há mais de um ano e ter mais de 18 anos.
Conforme o cronograma, após o fim das inscrições, todo material será avaliado e entre outubro de 2014 e fevereiro de 2015, acontecem as premiações nas etapas estaduais em todo o país. As vencedoras receberão troféus, certificados, cursos e horas de consultoria.
As ganhadoras nas unidades da federação também irão no dia 06 de março participar da cerimônia Nacional em Brasília. Na ocasião, será anunciada a vencedora brasileira, que será premiada com uma viagem internacional.
No ano passado, a vencedora estadual foi de Rondonópolis. A busca de oportunidades, a iniciativa e a persistência foram os pontos fortes da empresária Marivone Chaves, proprietária da Romavil Auto Center.
Marivone concorreu com outras 218 empreendedoras. No relato, a empresária disse que o começo foi difícil por causa da falta de capacitação e por ser mulher em um ambiente que era dominado pelos homens. "Precisei quebrar tabus e conquistar o respeitos dos colaboradores e dos clientes”.
A empresa dela foi instalada na cidade em 1994. A princípio era uma loja especializada em pneus usados e rodas esportivas. Depois, foi ampliada e devido às demandas do mercado, se tornou também uma empresa de reparação de veículos.
No ano de 2012, a empresa de Marivone recebeu o prêmio MPE Brasil, etapa estadual e na categoria de Inovação. No mesmo ano, o estabelecimento conseguiu a certificação do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA/INMETRO).
O prêmio é uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Serviço: