O debate entre os candidatos a reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso realizado na noite desta sexta-feira (16) no campus de Cáceres e promovido pelo Sindicato dos Servidores Técnicos Administrativos (Sintesmat), Associação Docente (Adunemat) e Diretório Central dos Acadêmicos (DCE) mostrou o preparo da candidata Ana Di Renzo e do seu candidato a vice-reitor Ariel Lopes Torres diante dos candidatos oposicionistas Marcos Francisco e Antônio Malheiros.
Durante cerca de três horas a candidata que tem 26 anos de história na Unemat e que já assumiu a função de pró-reitora de Ensino e Graduação, mostrou as suas propostas baseadas em nove eixos para os próximos quatro anos, respondendo questionamentos de ordem técnica, educacional e pedagógico e administrativo. O outro candidato trouxe como proposta a descentralização da universidade considerando as diferenças entre os campi. Com relação a proposta da sua chapa limitou-se a dizer que estaria na cabeça de “muita gente”.
A candidata da Chapa 1 e seu vice lembraram a conquista da Unemat em 2013, enquanto pró-reitores, através da Emenda Constitucional 66, que garantiu a universidade a autonomia financeira e com isto recursos que chegarão a R$ 500 milhões até o ano de 2018 o que corresponde a 2,5% da receita corrente líquida do Estado. Contrário as expansões da Unemat no Estado o candidato da Chapa 2 promete estruturação dos campi existentes. Já os candidatos Ana Di Renzo e Ariel Lopes se comprometeram com uma expansão responsável e com a estruturação dos campi da Unemat uma vez que hoje a universidade possui de fato recursos para a execução de seu planejamento. Ana Di Renzo ainda citou durante o debate que seus três filhos são acadêmicos na Instituição.
A mediação do debate dividido em cinco blocos foi realizada pelo jornalista Jonas Silva. No primeiro bloco os candidatos apresentaram as Chapas e suas propostas; no segundo responderam as perguntas realizadas pelos representantes dos três segmentos da universidade, docentes, discentes e técnicos; no terceiro a rodada de perguntas foi realizada pelos candidatos entre eles; no quarto bloco os candidatos responderam a três perguntas sorteadas entre as encaminhadas pela plateia; e, no último bloco expuseram as considerações finais.