Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Unemat: Capes confirma 98,7% dos recursos de custeio ao Pibid
Por Hemília Maia/assessoria Unemat
16/05/2014 - 07:37

Foto: assessoria

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) comemora mais uma vitória. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou em dezembro 100% da proposta institucional da Unemat encaminhada ao Programa de Iniciação a Docência (Pibid) e, agora em maio, confirmou 98,7% dos recursos para custeio do projeto que foi aprovado por quatro anos. Durante este período serão aplicados mais de R$34,6 milhões em bolsas e verbas de custeio junto ao Pibid/Unemat/Capes. Todas as áreas de licenciatura da universidade assim como todas as modalidades de ensino, Presencial; Parcelada; Indígena; Turmas fora de sede; e, à Distância; foram atendidas dentro do universo de 1.249 bolsas.

O êxito da aprovação de 100% se deve a metodologia estabelecida pela pró-reitoria de Ensino de Graduação da Unemat (Proeg) tanto para o recebimento quanto o envio das propostas. No segundo semestre do ano passado, antes da abertura dos editais, foi constituída uma comissão formada por docentes e técnicos da Unemat que analisaram e emitiram pareceres a todas as propostas utilizando o mesmo processo de avaliação da Capes.

“A equipe técnica analisava a proposta, encaminhava para a equipe de análise de mérito e na sequência o autor do projeto recebia a proposta com as recomendações técnicas e de mérito que atendidas por ele eram novamente analisadas pela comissão que homologava o envio da proposta ou reencaminhava para ajuste”, declarou a professora Renata Cintra, coordenadora institucional do Pibid-2013/Unemat/Capes.

O reitor da Unemat, professor Dionei Silva, lembra que a aprovação das 1.249 bolsas é um grande avanço para a Instituição que até o ano de 2010 havia assegurado apenas 96 bolsas. “É um crescimento de mais de 1.000%!”, comemora Dionei Silva.

Pibid - O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Saiba mais sobre o Pibid desenvolvido pela Unemat e curta a página na rede social.

 

Carregando comentarios...

Artigos

Faixa de Fronteira

16/05/2014 - 07:10
Cidades

Segurança:Governo e PM dialogam

16/05/2014 - 07:04
Artigos

Lembrar ou esquecer ?

16/05/2014 - 07:00
Meio Ambiente

Polícia Ambiental apreende armas e madeira

15/05/2014 - 16:29
Artigos

De palma da mão

15/05/2014 - 16:23