O vereador Tarcísio Paulino líder do PSB na Câmara de Cáceres, vai formalizar esta semana convite a direção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Estado para uma reunião cujo objetivo é dar informações sobre a área tombada no centro da cidade e sua região de abrangência.
Uma indicação neste sentido foi aprovada por unanimidade na ultima sessão. Ao justificar a propositura, o vereador explicou que existem poucas informações sobre a área tombada e sobre o que pode ser feito nos imóveis localizados nesta região.
Ele ressaltou que também tem sido abordado por moradores e comerciantes que estão sendo impedidos de construí, ampliar e até demolir seus imóveis, que não antigos, mas que fazem parte da área tombada.
‘São muitas duvidas e reclamações por isso fiz a indicação para discutirmos o assunto’, completou.
A cidade foi tombada oficialmente como patrimônio histórico nacional em dezembro de 2010. A área tombada inclui o centro da cidade e um entorno que vai da Rua Riachuelo, no bairro Cavalhada, a Rua Costa Marques, nas proximidades da sede do 2º Batalhão de Fronteira (2º BFRON).
Esta semana o vereador também cobrou uma resposta da prefeitura a uma indicação sua feita em julho do passado que sugere que o município peça de volta a área doada para construção de um frigorifico localizado no Jardim Imperial, desativado há quatro anos, e hoje de propriedade do Friboi.
Tarcísio quer a devolução da área e doação da estrutura física para que no local possam ser construídas escolas do estado e do município, creche, posto de saúde e uma área de lazer.
‘Seria ótimo porque já tem uma estrutura pronta que precisaria apenas adptada’, argumentou.
Ainda na ultima sessão o vereador pediu ao Rotary Club a instalação de uma Academia ao Ar Livre, para o bairro Jardim Cidade Nova. Também solicitou a recuperação de ruas de terra nos bairros Jardim do Trevo e Vitória Régia, limpeza da área do entorno do campo de futebol do CAIC, da área publica do Residencial Águas do Pantanal e construção de arquibancadas e vestiários no campo de futebol do bairro do Junco.