Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Peões de rodeio: Lei obriga usar coletes e capacetes
Por Assessoria da AL
14/05/2014 - 16:00

Foto: ILUSTRATIVA


A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira votação, a utilização de capacete e colete protetor de tórax pelos peões de rodeios, no ato das montarias em bois ou cavalos, em todo evento que proporcione esse tipo de espetáculo em Mato Grosso. A matéria deverá tornar Mato Grosso um dos primeiros estados brasileiros a priorizar – por meio de instrumento legal – a segurança e a vida dos peões de rodeio durante as competições. 

Para o autor da proposta, deputado Wagner Ramos (PR), essa será mais uma grande conquista do rodeio em Mato Grosso. 

“Todo o conjunto deve ser valorizado, mas devemos reconhecer que – durante uma montaria em rodeio – a preservação da vida, da integridade física e da saúde dos peões, e o merecido reconhecimento desses artistas devem estar acima da beleza plástica do espetáculo”, alertou o parlamentar. 

A proposta está no Projeto de Lei n° 599/2012. Os circuitos realizados pela Federação Mato-grossense de Rodeio já adotam práticas preventivas como renovação das normas de segurança, uso de bafômetro para evitar que cowboys participem das provas após ingerir bebida alcoólica e reforço na contratação de salva-vidas para a arena durante as provas. 

Segundo a assessoria da entidade, o Circuito Mato-grossense de Rodeio também oferece alojamento, seguro de vida, alimentação, roseta padrão, uniforme e treinamento para os peões. Além disso, nessas ocasiões um veterinário acompanha bois e cavalos, e o tratamento inclui a observação rigorosa da Lei de Proteção aos Animais. 

Carregando comentarios...