A Justiça condenou a 20 anos e seis meses de prisão o serial killer Cláudio de Souza, de 44 anos, conhecido como “Maníaco da Lanterna”, pelo assassinato do casal Luiz Carlos Cavalcante e Rosimeire Zanco, ocorrido em 2001. A sentença foi proferida pela Comarca de Alta Floresta (cidade a 800 quilômetros ao norte de Cuiabá). Com a sentença, ele soma 40 anos de reclusão, juntando com o assassinato de outra mulher cujo julgamento ocorreu há três anos na Comarca de Sinop. Ele está preso na Penitenciária de Ferrugem, em Sinop.
O casal foi assassinado no dia 14 de julho de 2001, quando andava numa motocicleta por uma estrada vicinal no município. Souza executou o casal com tiros de espingarda. O corpo do jovem foi localizado cinco dias depois próximo de onde ocorreu o crime. Os policiais encontraram também a moto, mas o corpo da garota não foi localizado.
Conforme o MPE, ele recebeu esse apelido porque agia da mesma forma em todos os crimes – estava sempre armado com uma espingarda e uma lanterna quando abordava as vítimas, sempre casais de namorados que eram pegos de surpresa. As investigações apontam que ele tinha como alvo as mulheres para estuprá-las.
Réu confesso, Cláudio responde pela morte de nove mulheres entre 2001 e 2005. Será julgado mais duas vezes este mês. Mesmo que pegue mais de 100 anos de prisão, só cumprirá o máximo de 30, conforme a lei.