O curso será ministrado por Douglas Trent, pesquisador-chefe do programa, que atua há mais de três décadas com projetos bem-sucedidos de Ecoturismo no Pantanal
Criar projetos de ecoturismo que envolvam as comunidades locais e ajudem essas populações a atingir autonomia de administração dessas ações foi o foco do trabalho de Douglas Trent ao longo de 30 anos de atuação na região da Transpantaneira, no Mato Grosso. Trent, que desde 2013 atua com pesquisa no Projeto Bichos do Pantanal, que é realizado pelo Instituto Sustentar e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, foi um dos idealizadores da RPPN Reserva Ecológica do Jaguar, na região de Porto Jofre, reconhecido hoje como um dos projetos mais bem-sucedidos de ecoturismo do Brasil. É justamente para compartilhar essa experiência que ele vai ministrar o curso: Como Planejar, Desenvolver e Comercializar Produtos de Ecoturismo Promovendo o Desenvolvimento de Comunidades. O curso vai ocorrer na quarta-feira (18/06), começa às 9 horas e termina as 18 horas, na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, no Mato Grosso.
O turismo é a maior indústria do mundo, e o turismo de natureza tem crescido mais rápido do que qualquer outro segmento. Os avanços em tecnologia da informação e em transporte abriram muitas áreas novas. Com isso, também surge a ameaça de que o turismo possa destruir a história natural da região. Em muitos países, a construção de hotéis a beira mar levaram a essa situação, com o desmatamento das praias, a poluição dos rios e à dizimação de culturas. Como então podemos usar todas as potencialidades econômicas do turismo sem que a atividade torne-se vetor de transformações desastrosas em uma região?
Responder essa questão é o foco do workshop, que também vai debater os possíveis projetos a serem desenvolvidos que possam ser instrumentos para reduzir a pobreza e preservar a biodiversidade. O papel do governo e os instrumentos políticos que podem trazer benefícios para essas ações serão outros pontos importantes para esse debate.
Entre os temas que serão apresentados está a definição de ecoturismo praticada no Brasil. O workshop também irá apresentar questões tais como: os modelos financeiros de gestão, os planos para o desenvolvimento do ecoturismo comunitário, a distribuição de lucros e a transparência, as estratégias de marketing e apoio a longo prazo, a formação de guias, a questão do design das pousadas e as reuniões comunitárias.
O curso é aberto para maiores de 18 anos, pessoas do setor de turismo, estudantes, lideranças locais e empresários de Cáceres, interessados em desenvolver as potencialidades do ecoturismo na região. “Este workshop é para dar aqueles com poder de decisão amplo entendimento sobre o que é necessário para se criar um empreendimento de ecoturismo comunitário de sucesso em suas regiões”, afirma Douglas Trent. “Cáceres é uma das poucas regiões do Brasil que conta com os três biomas, Pantanal, Amazônia e Cerrado. A cidade abriga uma incrível beleza cênica, riqueza cultural e biodiversidade preservada. A região possuí todas as potencialidades para ser um grande polo de Ecoturismo no Brasil, basta planejamento”, conclui Trent.
Para participar do workshop é preciso fazer a inscrição pelo email: bichosdopantanal@sustentar.net. As aulas vão ocorrer no dia 18/06, na UNEMAT, entre 9:00h e 18 horas. As vagas são limitadas para 40 participantes.
Sobre o Projeto Bichos do Pantanal
O Projeto Bichos do Pantanal atua desde o 2º semestre de 2013 no Mato Grosso com foco em três pilares de ação: a conservação da biodiversidade, a educação ambiental e a geração de renda para a comunidade local.