Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pesca embarcada motorizada reúne 190 competidores
Por Assessoria/Hélio Mendes
15/06/2014 - 11:43

Foto: assessoria

O momento mais aguardado por todos no Festival Internacional de Pesca é a largada da pesca embarcada motorizada. Nem mesmo o clima ameno impediu que centenas de competidores saíssem em seus barcos para pescar numa procissão fluvial que percorre toda a Baia do Malheiros até a raia de pesca, este ano na entrada da Baia do Piriquito próximo a praia do Julião. A alvorada festiva aconteceu na Praia do Daverom, às 8h, com regresso previsto para as 17h. Com 3 baterias para largada as 190 equipes inscritas largaram obedecendo por ordem de potência dos motores: a primeira bateira de motores acima de 40 HP, segunda bateria de 16 a 39 HP e a última bateria com motores abaixo de 16 HP. Essas baterias são determinadas pela Marinha do Brasil para que não ocorra acidentes durante a largada.

O experiente pescador cacerense, o Dr. Vansã, fez o juramento do pescador antes da saída dos barcos. A mudança de temperatura que caiu para 22ºC esta manhã de domingo, segundo os pescadores mais experientes e participantes do festival, indica uma boa pescaria. O pescador Alisson Lica, que participa pela primeira vez da pesca embarcada se sente animado. “Sempre curti o FIPe nas festas e shows, e esse ano decidi reunir os amigos e montar a equipe”.

O secretário de Turismo de Estado Jairo Pradela, presente desde a noite de sábado no evento e na alvora festiva, falou sobre a importância do evento. “O FIPe é um dos eventos mais importantes do estado no setor turístico pela projeção nacional e internacional. A SedTur sempre irá apoiar a realização do evento, que é uma referência na pesca esportiva nacional com o sistema de pesque e solte para a preservação da espécies do rio e da intensa cadeia da pesca esportiva que movimenta. E nesse momento que Mato Grosso recebe partidas da Copa do Mundo é a hora do mato-grossense mostrar seu calor humano e a fama de povo hospitaleiro para os visitantes. O cacerense sabe receber muito bem o turista que visita e prestigia sua cidade".

Presentes na largada, os deputados estaduais Airton Português e Ezequiel Fonseca falam sobre o festival. “Estou muito orgulhoso do resgate do FIPe e dos inúmeros participantes dessa edição, parabenizo toda a organização e principalmente a população por prestigiar esse evento tão tradicional do estado”, ressalta Fonseca. Para Airton Português, o Festival é um marco. “Esse é um momento mágico em plena Copa do Mundo em Cuiabá. O festival mostra a importância da preservação ambiental dos nossos rios, mostrando que continua como o maior evento em água doce do mundo”.

O prefeito Francis Maris Cruz agradeceu a presença do vice-governador Chico Daltro. O vice-governador elogiou a organização. "Parabenizo as equipes participantes do FIPe. São para vocês e a população da cidade que é realizado o evento", concluiu o vice-governador.

“É uma satisfação pessoal realizar a 33ª edição do Festival Internacional de Pesca, pois ano passado foi inviável pela falta de recursos da prefeitura, esse ano com ajuda do governo do estado e dos empresários locais podemos estar agora nessa manhã com centenas de pescadores indo pescar e serem premiados pela sua pescaria”, ressaltou o prefeito.

As autoridades presentes receberam da organização do FIPe um kit com camiseta e boné do festival. A entrega da premiação será às 19h no palco principal da praça de eventos da Sematur.

 

Carregando comentarios...