Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Competidores remam em busca dos prêmios do Campeonato de Pesca em Canoa
Por Assessoria/Hélio Mendes
15/06/2014 - 08:43

Foto: assessoria

Uma das mais tradicionais provas de pesca do Festival Internacional de Pesca Esportiva, a pesca embarcada de canoa, foi dada início às 14h. Os pescadores saíram da Praia do Daverom remando em direção a raia de pesca, que este ano é disputada na entrada da Bahia do Piriquito, próximo à praia do Julião, passando pela ponte sobre o rio Paraguai. Num total de 96 canoas com 192 pescadores formando as duplas participam do torneio desta tarde de sábado. 

A pescadora Elzi Valadares, que compete em todos os campeonatos de pesca do Estado. Hoje, na pesca de canoa, faz equipe com seu irmão. A equipe da família é a Carajá, que acumula mais de 8 campeonatos de pesca, sendo premiados com 11 carros e aproximadamente 50 barcos com motor durante os vários anos de pescaria nos torneios de pesca regionais do estado, “O melhor festival sem dúvida é aqui na minha cidade. É muito emocionante pescar no rio Paraguai e sentir a emoção da fisgada no anzol em pleno pantanal”, salienta a animada pescadora.

Para o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Júlio César Parreira Duarte, a pesca de canoa remete ao mais tradicional meio de pescar no rio Paraguai. “Isso é o resgate do pescador pantaneiro e ribeirinho que vive da pesca e tem que preservar o rio para garantir sua renda. Em nome da organização do Festival, agradeço a todos os parceiros, apoiadores e patrocinadores que ajudaram na realização do 33º Festival Internacional de Pesca.”, concluiu o secretário.

“Um resgate da tradição para os ribeirinhos, que é o meio de trabalho deles, e eles têm que conservar isso para as futuras gerações.”, afirma o prefeito municipal Francis Maris Cruz logo após desembarcar do barco da Marinha, ao qual levou a vice-prefeita Eliene Liberato e a musa da pesca Jaqueline Massavi para acompanhar os pescadores até a chegada na raia de pesca.

A premiação será entregue aos competidores neste domingo (15.06), a partir das 19h, no Palco Principal da Sematur.

Carregando comentarios...