A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou nesta quarta-feira (1º) o projeto de extensão ‘Desmistificando meu corpo: Nas interfaces da educação em saúde’ e o projeto de pesquisa ‘Educação em saúde e desmistificação do corpo: Nas interfaces da extensão à pesquisa’. O lançamento ocorreu no Auditório Edival dos Santos, na Cidade Universitária, em Cáceres.
O objetivo do projeto de extensão é contribuir para melhorar o acesso ao conhecimento acerca do corpo humano sob a ótica da corporeidade, para alunos do Ensino Médio de cinco escolas estaduais do município de Cáceres.
As escolas estaduais envolvidas são a Frei Ambrósio, Professora Ana Maria das Graças de Souza Noronha, São Luiz, Senador Mario Motta e Professor Demétrio Costa Pereira. “Espera-se, por meio deste projeto, contribuir para redução de uma vulnerabilidade social que se dá por meio do desconhecimento do próprio corpo”, afirma a professora Fabiana Aparecida da Silva, coordenadora do projeto.
O projeto de pesquisa, por meio das atividades desenvolvidas na extensão, tem por objetivo analisar e publicar dados obtidos durante o período de execução, com foco na elaboração de propostas para o ensino de anatomia humana e corporeidade no contexto da educação básica.
Tanto o projeto de extensão quanto o de pesquisa envolvem 29 alunos do curso de Medicina, sendo um bolsista de extensão e três de Iniciação Científica; nove docentes do curso de Medicina e um do curso de Enfermagem do Campus de Tangará da Serra; e dois técnicos do Ensino Superior.
Durante o lançamento, os alunos, professores e técnicos envolvidos no projeto escreveram seus objetivos para o primeiro ano de projeto e os colocaram em uma ‘cápsula do tempo’, que foi enterrada ao lado do Auditório Edival dos Santos. A cápsula deverá ser desenterrada daqui um ano, para comparar os objetivos iniciais do projeto com o resultado alcançado.