Com o objetivo promover o desenvolvimento profissional e qualidade de vida na instituição, integrando e ampliando a interação, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) propõe ações institucionais para homenagear, orientar, valorizar e integrar os servidores, docentes e técnicos da Unemat.
As homenagens se darão em nível de Estado, no site da Unemat, com a apresentação de arquivos no Banco de Talentos da Unemat, realizados através de inscrições no link www.unemat.br/talentos, onde os servidores interessados deverão se cadastrar e postar a mídia com a demonstração dos talentos, segundo os critérios apresentados no regulamento, a partir de segunda-feira, 13 de outubro.
A apresentação do material de mídia deverá respeitar o tempo mínimo de 50 segundos e máximo de dois minutos. As mídias dos talentos inscritos serão revisadas, conforme regulamento, pelos campi e, se aprovados, mediante autorização de uso de imagem do autor, serão divulgados no site da Unemat. Acesse a página e confira o regulamento.
Também serão certificados e homenageados na página da Unemat, servidores aposentados pela prestimosa colaboração e por terem elevado a Universidade, levando conhecimento e benefícios comunitários a toda sociedade mato-grossense com relevantes serviços prestados nos últimos 36 anos de existência da instituição.
O pró-reitor de Administração, Valter Gustavo Danzer, ressalta que valorizar o servidor é fortalecer e enaltecer a Unemat como um todo. “Além das homenagens, a Pró-Reitoria de Administração (Prad) orienta aos campi a promoção de atividades lúdico-esportivas e outras que orientem o profissional para o seu autogerenciamento e atuação com eficiência e qualidade de vida no seu ambiente de trabalho”.
O reitor da Universidade, Dionei José da Silva, afirmou que a Unemat tem muitos talentos, e o alcance de maior eficiência na gestão acadêmica e administrativa passa pela valorização do ser humano. “Um importante fator é o reconhecimento e a recompensa. Este reconhecimento tem que ser público, tem que ser mostrado e visto, e apoia o indicativo da Prad ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consune), da criação de uma normativa para emissão de títulos de honra ao mérito, de forma justa e justificada, e sugere que setorne uma prática anual à promoção desses merecidos reconhecimentos.
Em Cáceres, o evento terá uma extensa programação com palestras, torneios de futebol e oficinas de gerenciamento de estresse, que une os esforços de uma comissão composta pela Sede Administrativa, Campus Jane Vanini, Fundação de Apoio ao Ensino Superior Estadual (Faespe) e sindicatos.
O diretor do Campus de Cáceres, Anderson Marques do Amaral, afirma ainda que é importante que o servidor tenha uma visão de que todos compõem uma só Universidade. “Independente do espaço e tempo que ocupamos no Estado de Mato Grosso, unidos somos mais fortes e somos capazes de modificar a realidade de nosso país”.