Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Secretaria de Saúde firma parceria com a Fapan para educação preventiva de saúde bucal nas escolas
Por Ascom/Luiz Henrique
07/11/2017 - 10:43

Foto: imagem ilustrativa

A secretaria de saúde atualmente atende 17 escolas do município com um trabalho de educação preventiva de saúde bucal. Essa ação é realizada com a distribuição de kits de higiene bucal aos alunos para que seja feita a escovação supervisionada, além de palestras educativas. Para 2018 foi firmada uma parceria com a Fapan, na qual acadêmicos de odontologia irão atuar na área de prevenção, através de escovação supervisionada e palestras nas escolas sem cobertura PSF´s, desta forma atingindo 100% das escolas do município.

Com essas orientações, a intenção é a de desenvolver hábitos saudáveis que previnem e evitam doenças bucais. A prevenção é a melhor maneira de promover qualidade de vida e bem estar social, pois a saúde bucal interfere diretamente em todo o bem estar do indivíduo.

Projeto Sorriso no Campo

Além do projeto que faz o atendimento de prevenção, também existe um projeto que atende as crianças nas escolas da zona rural de Cáceres. Em Maio deste ano, deu-se início ao Projeto Sorriso no Campo, de autoria da coordenadora da odontologia municipal, Jacqueline Navarro, em parceria com a FAPAN, através do curso de odontologia. O projeto traz como inovação para o município o atendimento “in loco”.

O atendimento consiste no deslocamento de uma equipe constituída por  representantes da SMS, professores odontologia da FAPAN e acadêmicos, onde na escola rural previamente escolhida, são distribuídos kits de higiene bucal, com orientação da importância da escovação, é feito um levantamento epidemiológico, CPOD, e em cima desse levantamento, são triados alunos com alto, médio e baixo índice de cárie. Então são organizadas as estratégias de atendimentos; os de alto índice de cárie são trazidos até nossas unidades para que os mesmos recebam os devidos tratamentos, os alunos classificados em médio e baixo risco tem o tratamento é realizado na própria escola, a chamada  Técnica  ART, onde se faz uma curetagem nos dentes (decíduos) e é colocado um material que libera flúor, fazendo com que essa cavidade bucal fique mais saudável para receber os dentes permanentes, não só melhorando a qualidade de vida dessas crianças, que deixará de sofrer dores frequentes com as cáries rampantes, como também onerar menos o sistema através de prevenção de cáries, como também da saúde em geral, pois sabemos que muitas infecções são oriundas de infecções bucais.

O tratamento ART, também serve para o desenvolvimento das crianças, já que se faz no ambiente dela, no lugar onde elas frequentam, de maneira que quando elas vierem para o atendimento odontológico, as mesmas já estarão mais tranquilas, isto é, mais receptivas para receber o tratamento odontológico, pois é o que foi observado quando se definiu essa técnica para ser estendida para a população de uma maneira em geral.

O projeto recebe todo apoio da gestão municipal, com disponibilidade do transporte para as equipes, bem como também, o transporte dessas crianças até as unidades de saúde bucal do município. Para o Prefeito Francis Maris Cruz, projetos como esse que além de levar o tratamento até as crianças, também fazem um trabalho de educação preventiva são de extrema importância para o município, "A Secretaria de Saúde, através da divisão odontológica, além de levar o tratamento, também ensina os alunos da rede municipal a como se cuidarem. Essa educação não fica só para as crianças, por que ao chegar em casa elas também vão cobrar dos pais os mesmos cuidados. E a prevenção, aliada ao trabalho realizado pelos nossos dentistas, vai com certeza transformar o sorriso da nossa cidade", concluiu.

 

 

 

Carregando comentarios...

Saúde e Bem Estar

Distimia : quando o mau humor pode ser doença

06/11/2017 - 16:54
Artigos

Planejar e criar estratégias

06/11/2017 - 16:53
Artigos

Queimaduras, como agir

06/11/2017 - 16:50