Como já vimos em outros artigos, não vamos a lugar nenhum sem uma estratégia bem clara e definida.
É sempre importante lembrar quais são os seus objetivos, quais são os objetivos de sua empresa.
É vendar mais?
É fortalecer a marca?
É criar uma identidade diferenciada?
Para cada segmento existe uma trajetória a seguir.
Segundo Geoffrey Moore em seu livro Atravessando o Abismo (Crossing the Chasm), o qual é considerado um dos papas do Vale do Silício, ele classifica e segmenta o mercado em 5 grupos os quais devem ser atacados e conquistados um a um.
Por isso, temos que planejar, criar e definir as estratégias. Tudo isso leva tempo, pesquisa e testes.
Não podemos simplesmente criar um artigo, um post, um vt e veicular, se este não estiver inserido no planejamento, pois é muito comum, o fogo amigo interferir no processo, porém, alheio ao planejamento.
Daí, o melhor é administrar a situação.
Isso acontece com mais frequência durante campanhas políticas.
Para todo conteúdo criado sempre haverá:
- Planejamento;
- Criação;
- Distribuição;
- Análise.
Obedecendo sempre os formatos da mídia tradicional e digital como por exemplo: outdoor, vídeos, templates, webinar, rádio, banner, e-book... Ainda mais,para cada conteúdo diferente, depende da buyer persona, tempo de criação, quantidade de informação.....
Daí, partimos para a jornada do comprador a qual temos que entender qual é realmente a sua necessidade e pré-disposição para adquirir o serviço/produto, e se isso de fato vai resolver, e dos clientes, por isso temos também que entender o problema.
Para fechar todo esse processo entram as estratégias que nunca se finalizam, nem com a realização da venda, após isso começa uma nova jornada que falarei mais para frente.
Cláudio Cordeiro
Publicitário/Advogado/Consultor Politico
CEO Gonçalves Cordeiro
Membro Alap/ FENAPRO/ Sinapro-MT/ ABCOP