Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Herpes e queimadura pulmonar são alguns dos riscos do compartilhamento de objetos, diz médico
Por KHAYO RIBEIRO
21/01/2019 - 13:52

Foto: arquivo

O médico Marcelo Sandrin alertou sobre os riscos inerentes ao compartilhamento de objetos por via oral. Herpes, queimadura pulmonar e infecções são apenas alguns dos problemas ocasionados pelo uso coletivo de bombas de tereré, narguilé e copos.

 

 

 

Ele destacou que as complicações médicas, decorrentes do partilhamento via oral de objetos, acontecem principalmente em razão de rachaduras no tecido interno da boca.

 
 

“Às vezes, a pessoa está contaminada com alguma bactéria sem saber e pode transmitir para uma outra pessoa pelo uso dos objetos. Agora, se a pessoa vai contrair ou não vai depender da resistência imunológica dela”, destacou Sandrin. 

 

Internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto Socorro de Cuiabá (PSMC), a jovem Maria Eduarda Almeida, de 14 anos, está sob atenção médica depois de ter contraído uma bactéria, que estaria em uma bomba de tereré.

 

“Ela teve uma melhora, os remédios que passaram para ela estão fazendo efeito, mas ainda está internada”, declara Glaubia Cumadi, tia da jovem.

 

As complicações do uso compartilhado de objetos via oral se agravam no caso do narguilé, que, segundo o médico, pode causar até mesmo queimaduras no pulmão.

Carregando comentarios...