Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Fonte luminosa será inaugurada na noite de hoje na Praça Barão
Por Diário de Cáceres/Clarice Navarro
06/07/2019 - 15:40

Foto: assessoria

A Praça Barão do Rio Branco volta a ter uma fonte luminosa. A iniciativa da Prefeitura atende a pedidos da população, que viu a praça ficar sem seu coreto, e depois sem a antiga fonte. "Resgatando histórias e incentivando a todos para que passeiem na praça, a fonte será inaugurada na noite deste sábado, e toda a populaão está convidada a prestigiar", afirma o prefeito Francis Maris.

Para Francis, a fonte está sendo "reinaugurada", uma vez que a praça já teve uma, construída na gestão do prefeito Walter Fidelis (in memorian), que recebrá uma homenagem no ato de hoje, que começa às 19 horas, com a apresentação da Banda de Música do 2º Batalhão de Fronteira.

Banda, fonte e bancos de praça, três bons motivos para um passeio na Barão.

 A ativação da fonte é um compromisso da gestão que vem ouvindo da população deste 2012. "Estamos atendendo o desejo do povo cacerense"-considera o prefeito.

 A fonte luminosa vai contar com jatos de água, equipamento para filtragem de água, além de projetores de luzes e  sons musicais.

 

Nota da redação:

Sobre a fonte, artigo publicado neste site em 25/04/2012

 

Era uma vez uma praça

 

Sem organização ou espaço próprio, as pessoas estão buscando dividir opiniões e críticas através de redes sociais. Em Cáceres, esta semana, o Facebook tem como alvo de críticas a "reforma" da Praça Barão do Rio Branco. São dezenas de postagens criticando a obra. Era para ser uma obra de restauração, que depois de pronta, remetesse a população ao passado. Tarefa difícil. A praça já tinha perdido o coreto, agora perdeu o chafariz. Em uma das postagens, o internauta lembra:"esse chafariz foi revitalizado de forma belíssima pelo prefeito Walter Fidelis, que aliás construiu 103 salas de aulas, 12 postos de saúde, 09 centros comunitários e pavimentou a cidade inteira -referindo-se a área central- acabando com 90% daqueles terríveis bloquetes, além de inúmeras obras estruturais que jamais serão esquecidas". O internauta não disse, mas foi na época do então prefeito Fidelis, há 20 anos, que foram construídas as praças dos bairros Monte Verde e Cidade Alta -hoje abandonadas, como as outras da cidade. Em outra postagem, a professora e historiadora Rachel Tegon de Pinho afirma que a Praça Barão do Rio Branco é a praça principal da cidade, tendo seu traçado no período da fundação de Cáceres, no século 18. Centenas de anos de história, e quando o tapume foi retirado, o que se viu foi o canteiro do antigo chafariz cheio de terra. Não teve obra alguma, como indicava uma placa, também retirada. Valor da obra: mais de 500 mil reais, recursos federais.Na maioria das postagens, a indignação: "O que fizeram com o chafariz? o que fizeram com a praça? Era uma vez uma praça, que tinha coreto, que tinha chafariz, que era ponto de encontro de famílias. Era uma vez um chafariz. Era uma vez.


fonte: por Clarice Navarro Diório

 

 

 

Carregando comentarios...