Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Asfalto comunitário já é realidade em Cáceres
Por assessoria
10/09/2019 - 15:02

Foto: assessoria

O Programa de Asfalto Comunitário (PASCOM), com a participação da comunidade já é uma realidade em Cáceres. A pavimentação de algumas ruas do bairro Santa Efigênia já foi entregue e já estão na lista (8), ruas para começar o processo de pavimentação.

Para que o asfalto aconteça é necessário que os moradores da rua se reúnam entre si e que tenha setenta por cento de adesão ao PASCOM. Depois é marcado uma reunião na Secretária de Planejamento, localizada na Prefeitura, onde a equipe se desloca até o local e apresenta o Programa de Asfalto Participativo, de acordo com as orientações dos profissionais de engenharia da Secretaria de Infra Estrutura e Logística que fazem uma planilha de custo

O prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, explicou que o dinheiro que os moradores contribuírem será para o pagar somente o insumo asfáltico e a prefeitura oferecerá a mão de obra, o trabalho de engenharia, topografia e maquinários para a execução dos serviços. “Nós compramos todos os equipamentos necessários para que o nosso asfalto tenha um custo de 40% a menos do que o de uma empreiteira”, finalizou Francis.

O morador da rua Martins Wilhans, Leudson Galdino, disse que apoia essa parceria e agradece a Prefeitura por ter a oportunidade de ver a sua rua asfaltada. “Eu sei que a cidade tem uma baixa arrecadação e que se formos esperar recursos federais talvez nunca tenhamos o asfalto e com essa parceria com a Prefeitura o sonho pode tornar se realidade”, afirmou o morador.

A secretária de Planejamento, Nelci Eliete Longhi, contou que o programa de asfalto participativo é gerido pelo Fundo de Desenvolvimento do Município, que ele é quem gerencia o financeiro e que é deliberativo. “O valor que os munícipes depositam entram em uma conta no banco com o nome da rua. Quem faz o pagamento dos insumos é o Fundo. E a Prefeitura está fechando uma negociação com o banco para que o morador possa financiar esse valor e pagar em longas e suaves prestações”, finalizou Nelci.

 

Carregando comentarios...