Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Aberta a III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT Cáceres
Por Edna Pedro/assessoria
10/10/2019 - 07:59

Foto: Ronilson Balbuena

Evento reúne conferência, palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais e a apresentação de mais de 70 trabalhos científicos.

 

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres - Prof. Olegário Baldo realiza, nesses dias 09, 10 e 11 de outubro, a III Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, Jenpex do campus. Com mais de 600 pessoas inscritas, o evento reúne participantes da comunidade interna e de instituições educacionais da região, estudantes, educadoras, educadores e profissionais de diversas áreas de conhecimento em torno da temática 'Educação Profissional e Tecnológica para a Sustentabilidade'.

A programação conta com espaços de interação, conhecimento e diálogo realizados por meio de conferência, palestras, minicursos, oficinas e atividades culturais, bem como a apresentação de mais de 70 trabalhos científicos aprovados, dos mais de 130 trabalhos submetidos, em 10 diferentes eixos temáticos.

"Esse evento consolida e solidifica todo o trabalho realizado no decorrer do ano envolvendo nossos servidores e estudantes no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação tecnológica. Esperamos compartilhar conhecimentos com a comunidade interna e externa sobre sustentabilidade que é um tema altamente relevante e uma preocupação do Instituto Federal de Mato Grosso", afirmou o diretor- geral do Campus Cáceres, Professor Salmo César da Silva.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus, professora Juçara Tinasi de Oliveira, presidente da Comissão Organizadora da Jenpex, o espaço foi pensado para troca de experiências, divulgar as ações desenvolvidas pela instituição ao longo do ano e para interação entre estudantes da educação básica e tecnológica, ensino superior, de pós-graduação e profissionais que atuam nas mais diferentes áreas. “Nessa edição pensamos em como formar cidadãos e profissionais sem comprometer as condições ambientais e o futuro. Então, reunimos ao longo da programação abordagens em torno da educação e da sustentabilidade, sob várias perspectivas”, afirmou Tinasi.

Durante a solenidade de abertura, realizada no auditório do campus, nesta quarta-feira (09.10), o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFMT, Professor João Germano Rosinke, destacou o envolvimento e comprometimento de servidoras, servidores, estudantes e gestão do campus para realização do evento e elencou a interface da educação profissional com a educação ambiental. “Em termos de instituição, a gente tem que ter sempre em mente, proporcionar espaços de discussões e promover na educação profissional também a educação ambiental, assim como está permeada em nossos projetos de cursos", afirma Rosinke.

Em meio aos projetos desenvolvidos pelo IFMT no âmbito da sustentabilidade, o pró-reitor anunciou a indicação do Campus Cáceres no Colégio de Dirigentes da Instituição (Codir), como uma das unidades para instalação de usinas fotovoltaicas do Instituto. “São usinas geradoras de energia solar que têm inúmeras vantagens em termos de sustentabilidade e um dos campi que a gente vai fazer a defesa é justamente a instalação aqui no Campus Cáceres. Isso vai colaborar principalmente pela questão indutora e promotora desta questão ambiental que vocês têm se preocupado aqui no campus”, anuncia.

A cerimônia de abertura da Jenpex contou com o ritmo dos instrumentos conduzidos por estudantes do Projeto Fanfarra do IFMT, em um cenário com elementos da biodiversidade do pantanal. Participaram da solenidade, entre as representações institucionais responsáveis pela realização do evento, o diretor de Administração e Planejamento campus, Marcelo de Oliveira Galvão; o coordenador geral de Ensino, professor Marcos Aparecido Pereira e o coordenador de Pesquisa do campus, professor Lucas Nunes Jorge.

 

Agenda Cultural

A programação da III Jenpex conta com espaço cultural nos três dias do evento. Entre as atividades, está a visitação ao Museu da Imagem, Som e Computação instalado na Sala de Geografia, no Prédio Central do campus, no horário de 12h às 13h30. O projeto, desenvolvido em colaboração com estudantes do campus é coordenado pelos servidores da instituição, professor Roberval Pizano e o analista de sistemas, Anderson Wesley.

Com a perspectiva de integração das pessoas participantes, a agenda cultural apresenta também Show de Talentos com estudantes do IFMT Campus Cáceres, na Sala de Audiovisual, no horário de 12h30 às 13h30.

Arte com solos e exposição de monolitos

Durante todo o evento, o projeto Arte Livre com Solos, coordenado pelo professor Juberto Sousa Babilônia e Célio Jonas Monteiro, promove um painel interativo que possibilita uma produção coletiva de arte com a pintura com solos do Mapa de Mato Grosso e a identificação dos 141 municípios do estado. São expostas também telas produzidas com pigmentos de solos  por estudantes da educação básica de Cáceres e participantes de oficinas desenvolvidas pelo projeto.

No pátio central do Campus também está montada a Exposição de Monolitos com perfis de referência de solos de Cáceres, Poconé, Rio Branco, Chapada dos Guimarães e Cuiabá. A exposição integra o projeto coordenado pelo professor Juberto Babilônia, em conjunto com a professora Gláucia Alves e Silva e o técnico Alan França que envolve estudantes do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e o Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Florestal.

Carregando comentarios...