Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Vereadores acionam Hospital São Luiz para explicar denúncias
Por assessoria
15/09/2020 - 14:43

Foto: arquivo

hospital emite nota

 

Diante de várias denúncias de que o Hospital São Luiz, em Cáceres, estaria tendo dificuldade em dar atendimento à população, em especial, aos pacientes internados em UTI, a vereadora Valdeníra Dutra Ferreira (PSC), em conjunto com os vereadores José Eduardo Torres (PSC) e Cézare Pastorello (SD), encaminhou expediente à Direção do Hospital São Luiz e aos órgãos de controle, dentre eles, as promotorias estadual e federal e à Secretaria Estadual de Saúde.

No documento, são feitos questionamentos sobre o cumprimento da Resolução nº 7, de 24 de fevereiro de 2010, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que dispõe sobre o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva.

O vereador Cézare Pastorello explica que faz parte da competência dos vereadores fiscalizarem também os hospitais filantrópicos: “O SUS é um patrimônio nacional, tripartite, com gestão compartilhada. Ou seja, onde tem 1 Real do SUS pode e deve ser fiscalizado por vereador, reputado, conselheiro de saúde e pelos cidadãos. Portanto, além de toda a estrutura municipal que já cuidamos, temos a competência de averiguar essas denúncias e reclamações.”

“Não podemos ficar inertes diante das pesadas denúncias que pesam sobre o hospital. Se for preciso intervenção do Estado, que tenha, o que não pode é o povo ficar na insegurança de saber o que acontece somente pela mídia. Além do medo de pegar o vírus, hoje o povo cacerense também tem medo de não ter vaga no Regional. Isso é muito complicado”, detalha o vereador José Eduardo Torres.

O expediente foi encaminhado no dia 8 de setembro, e foi dado 15 dias para resposta.

 

NOTA
 
O Hospital São Luiz informa que, até o momento, não recebeu o documento mencionado pela reportagem, mas destaca que tem atuado para manter o atendimento à população de Cáceres e das 21 cidades de sua região de cobertura. Dada à sua relevância, a unidade passou a ser referência para casos graves de pacientes com a Covid-19. Até o momento, mais de 250 pessoas atendidas no hospital se recuperaram da doença. Sobre demais questões internas, também já abordadas pela imprensa, o São Luiz ressalta que tem mantido ações que visam a perenidade da instituição.
 
Comunicação - Hospital São Luiz
Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine de Cáceres hoje,15

15/09/2020 - 07:32