Comitiva de MT busca no MEC ampliação da oferta de cursos na modalidade de Ensino à Distância
Por
18/04/2012 - 16:18
Assessoria/UnematBrasília, DF - O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Adriano Silva, integrou a comitiva que acompanhou o governador Silval Barbosa na audiencia com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta quarta-feira (18.04), na capital federal, para apresentação de pleitos no âmbito da pasta.
Entre as reivindicações da comitiva está a ampliação da oferta de cursos de graduação na modalidade de Ensino à Distância para todos os municípios de Mato Grosso. A expectativa é que a Unemat possa utilizar a tecnologia desenvolvida pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), que já oferta cursos à distância no MT Preparatório.
Neste sentido, o ministro se mostrou aberto a receber as propostas e discutir como a Universidade Aberta do Brasil (UAB) pode contribuir para alavancar a oferta de cursos de graduação à distância em Mato Grosso. O governador Silval Barbosa, ressaltou que essa possibilidade vai permitir que os moradores de cidades distantes da capital do Estado também possam se qualificar.
O reitor da Unemat, Adriano Silva, lembrou que a instituição vem recebendo diversas demandas dos municípios do interior para ampliar a oferta de graduação, e nesse sentido faz-se necessário oferecer cursos de bacharelados na modalidade à distância a fim de atender as exigências e necessidades do Estado. “A Unemat entende como fundamental oferecer cursos de bacharelado e de licenciatura que atendam as necessidades de crescimento e de setores em desenvolvimento em Mato Grosso”.
Durante a audiência, o reitor também se posicionou quanto à necessidade de maior investimento do Governo Federal nas universidades estaduais, sendo esta uma forma de garantir que as instituições públicas mantidas pelos governos estaduais e municipais possam ampliar seu atendimento. Adriano Silva e o governador de Mato Grosso lembraram que a Unemat está atenta às demandas sociais. Neste semestre a instituição realiza o primeiro vestibular para o curso de Medicina, a fim de melhorar a relação número de médico por habitante no Estado, que hoje é uma das piores do País.
Pleitos - Além da oferta de cursos de graduação à distância pela Unemat, a comitiva também discutiu a necessidade de ampliar o número de cursos de Medicina em Mato Grosso, para além dos três atuais. Nesse sentido, o ministro da Educação se comprometeu em priorizar a área técnica para dar os encaminhamentos necessários. Além disso, o governador também solicitou maior investimento do ministério para garantir e suprir a carência do Estado quanto ao transporte escolar e climatizadores de ar para as escolas da rede básica.
Na audiência com o ministro da Educação também participaram os senadores de Mato Grosso, Jaime Campos e Blairo Maggi, os deputados federais Pedro Henry, Wellington Fagundes, Eliene Lima, deputado estadual licenciado, Airton Português, secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Ignácio, de Educação, Ságuas Moraes, de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo e o reitor da Univag, Drauzio Antônio Medeiros.