Médico perito lança segundo livro
Por Manoel Francisco de Campos Neto
17/04/2012 - 23:06
O médico legista e perito oficial da seção de Medicina Legal da Politec Regional de Cáceres, Manoel Francisco de Campos Neto, depois do sucesso do lançamento de seu livro "Mulas Humanas no narcotráfico internacional Brasil-Bolívia:suicidas em potencial", lança no final de julho sua segunda obra, desta vez em parceria com o médico Ivo Antonio Vieira, de Cuiabá. O "Atlas de Medicina Legal-guia prático para médicos e orientadores de Direito" será o primeiro livro de medicina forense a ser lançado no Brasil. Terá de 600 a 800 fotos em alta definição e chega às bancas pela Editora Milenium.
"90% dos municípios brasileiros com população inferior a 70 mil habitantes não tem um médico legista, e as perícias são feitas por um médico designado pela justiça. Há ainda, na questão judicial, embates sem o devido embasamento. Estes -médicos e orientadores do Direito-são o nosso público alvo, e o objetivo é que os laudos produzidos passem a ter o devido embasamento".
O livro tem mil páginas e será editado em português e inglês. O apoio vem da Unimed do Brasil, Unimed Seguros e Unimed Central Nacional, e ainda da Associação Santa Catarina, através da direção dos hospitais São Luiz e Regional de Cáceres.
Istambul
O livro "Mulas Humanas" teve grande repercussão no Brasil e exterior. Manoel Francisco tem dezenas de trabalhos e 14 deles serão apresentados no Congresso Mundial de Medicina Legal que acontece de 4 a 8 de julho em Istambul, na Turquia, com a participação de 258 países. Todos os 14 trabalhos inscritos pelo médico foram aceitos e serão apresentados. Ele também participou do congresso mundial em Portugal, em Funchal, na Ilha da Madeira. A ida a Turquia tem o apoio do diretor geral da Politec, dr. Rubens Okada.