A relação entre os saberes indígenas e o conhecimento científico produzido dentro do terceiro grau indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso subsidiaram e embasaram teoricamente a publicação do livro “Apoio à criação de uma instituição de ensino superior indígena” que foi publicado nesta semana pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).
A experiência da Universidade do Estado de Mato Grosso que desde 2001 oferta cursos de licenciatura específicos e diferenciados aos povos indígenas foi conhecida a partir da produção da tese de doutorado em Política Científica e Tecnológica defendida por Iraci Aguiar Medeiros, que é servidora técnica administrativa e exerce a função de supervisora de projetos de pesquisa na Unemat.
“A minha tese se fundamenta no terceiro grau indígena da Unemat e discute essa relação dos saberes indígenas e o conhecimento científico, e foi graças a essa produção que fui convidada para integrar a equipe de pesquisadores, como consultora, para a produção do livro. A partir desse trabalho está sendo proposto a criação do Instituto Superior Indígena que será implantado no Amazonas”, afirma Iraci.
A tese produzida pela servidora da Unemat recebe o nome: ““Ecologia de Saberes? Estudo de uma Experiência de Interação da Universidade com o Movimento Indígena” foi denfendida na Universidade de Campinas no início de 2013.
O Livro está disponível no portal do CGEE/MCTI: http://www.cgee.org.br por meio do link:http://www.cgee.org.br/downloads/ensino_superior_Indigena_WEB.pdf, e a tese de doutorado pode ser acessada no link: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br