Se você estiver no trânsito de Cáceres e passar pelos semáforos do Hospital São Luiz e do Bradesco, não deixe de dar atenção aos “caras pintadas” que ali estarão até a próxima sexta-feira. São os calouros do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso/Unemat, que participam do trote solidário.
O trote, este ano, objetiva a conscientização da população sobre a importância de ser um doador de sangue. Sem perder o lado divertido e tradicional do trote, eles pedem também “um trocado” para a realização de uma festa de confraternização.
Os calouros foram recepcionados e são coordenados, durante a ação solidária, pelos acadêmicos do segundo semestre do curso. A acadêmica Luana Caterine de Carvalho Ferreira informa que nesta quarta-feira, eles iniciarão a distribuição de um panfleto com informações sobre a importância de se doar sangue, orientações ao doador e o endereço da unidade de coleta em Cáceres (UCT), que funciona anexa ao Hospital Regional. Outra ação será o pedido de um quilo de alimento não perecível . Para isso, os calouros percorrerão bairros da cidade e pedirão de porta em porta. O montante será doado a uma entidade filantrópica. “Esperamos ter o apoio da população. Nosso objetivo é resgatar o trote solidário na instituição.”
O calouro Marcos de Azevedo Gonçalves está participando do trote e apoiando a iniciativa. “Muito boa- disse ele- especialmente quando a gente ainda vê, pelo país, notícias de trotes violentos com consequências graves. Acho que o caminho é esse. Fazer o trote com o lado da brincadeira, da diversão, e ao mesmo tempo participar de campanhas solidárias”.