Objetivando discutir a implantação da autarquia da Saec (Sistema de Água e Esgoto de Cáceres) foi realizada na manhã de sexta-feira(20/02), no plenário da Câmara Municipal de Cáceres, Audiência Pública com a presença da sociedade cacerense, vereadores, prefeito, secretários municipais e empresariado local.A audiência foi proposta pela vereadora Valdeníria Dutra.
Integrantes de diversos setores da sociedade organizada acompanharam as explicações do coordenador da Saec, Paulo Donizete, sobre a condição atual do Sistema de água e esgoto e os benefícios que a mudança poderá trazer para o município.
Com as demonstrações de outras cidades que já implantaram este sistema e deram certo, O Coordenador Paulo Donizete e o Assessor Especial do Gabinete do Prefeito,Átila Gattass, apresentaram demonstrações de outras cidades que já implantaram este sistema e obtiveram sucesso. Após todas as discussões sobre a implementação da autarquia da SAEC, foi marcada outra Audiência Pública para o dia 04/03, uma quarta-feira, às 19 horas na Câmara Municipal. “O assunto tem que discutido detalhadamente, sem deixar qualquer dúvida, para então ir para análise da Comissão de Justiça para o parecer, e depois ser votado”-afirmou a vereadora.
Paulo Donizete, em sua exposição, afirmou a necessidade da SAEC ter autonomia, para a melhoria dos serviços e agilidade nas ações. Segundo ele, Cáceres possuiu 21.500 ligações, mas apenas 18.772 tem hidrômetros. São 230 quilômetros de rede água,sendo 14 km de amianto e apenas 4,4, quilômetros de ferro fundido.
Outro dado apresentado pelo coordenador refere-se ao indiciamento de 400 pessoas por furto de água em Cáceres. "As pessoas foram indiciadas pela polícia, através de inquéritos que já foram encaminhados ao Ministério Público Estadual".