Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Dia de campo mostra viabilidade do plantio de soja na região
Por Mirassol Urgente e Diário de Cáceres
22/02/2015 - 10:18

Foto: Mirassol Urgente

o evento aconteceu em Mirassol D' Oeste, na Fazenda Urutau

 

O Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária realizado na fazenda Urutau,em Mirassol D’ Oeste, na sexta-feira20, pelo Consórcio Nascentes do Pantanal e Prefeitura do município,teve o objetivo de divulgar o potencial produtivo da região, atrair investidores e incentivar os produtores estabelecidos na região para o cultivo de grãos com a integração Lavoura/Pecuária. Presentes, o vice-governador Carlos Favaro,o deputado federal Ezequiel Fonseca e os deputados estaduais Leonardo Albuquerque e Wancley Carvalho, além do presidente da Empaer, Lair Mota, o prefeito de Mirassol, Alias Leal, representantes do Consórcio Nascentes do Pantanal, produtores rurais, e o anfitrião, proprietário da Fazenda Urutau, José Francisco Brito Eusébio, e também a Fundação Mato Grosso, que demonstrou as variedades de soja testadas na área da fazenda e os resultados obtidos.

Na palestra de Antonio Ferreira, da TMG Experimentos, e também na de Paulo Assunção, da Fazenda Urutau, foi destacado que a soja é a mais importante oleaginosa cultivada no mundo. Seu alto teor de proteínas proporcionou múltiplas utilizações e a formação de um complexo industrial destinado ao seu processamento, visando a produção de óleo e farelo. O farelo é o produto mais valioso, principalmente na receita de exportações.

A tendência do mercado de soja, tanto interna como externamente, tem sido estudada por diferentes pesquisadores, que têm procurado identificar as variáveis responsáveis pelas respostas da oferta e demanda desse produto. Os estudos do mercado externo da soja têm considerado o Brasil como tomador de preços, ou seja, o preço tem sido uma variável dada no mercado internacional. Porém, a partir de meados da década de 70, pode-se considerar o Brasil como um país que influi no mercado internacional dos produtos de soja.

Os bons resultados da região motivaram a Fundação Mato Grosso que através dos técnicos da TMG implantou Experimentos, a testar diferentes variedades na Fazenda Urutau, que realizou investimentos em infraestrutura e plantou 2.300 hectares de soja.

A fazenda está localizada no km 08 na MT 175 - rodovia que liga os municípios de Mirassol D´Oeste ao município de São José dos Quatro Marcos.  Eusébio disse estar confiante com os resultados alcançados até o momento, informando que já investiu cerca de 30 milhões de reais com limpeza de terras, aquisição de sementes, equipamentos e maquinários. Ele elogiou as estradas do Mato Grosso, e disse estar esperançoso para a utilização da hidrovia Paraguai/Paraná e de uma ferrovia ligando essa região.

O Prefeito Elias Leal colocou a fazenda Urutau como espelho para o Brasil, para provar que essa atividade é possível na região, além de que, segundo ele, o bom preço, as chuvas e logística favorecem muito essa atividade. Elias cobrou das autoridades estaduais mais segurança para a região,não só nas cidades como no campo.

O vice-governador Carlos Favaro, falando em nome do governador Pedro Taques, disse que os compromissos de campanha para a região serão cumpridos, citando como  exemplos a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de MT em Cáceres e a viabilidade da navegação na hidrovia Paraguai/Paraná.

 

Carregando comentarios...

Economia

MT: milionários crescem 48%

22/02/2015 - 10:00
Política

Pedro Taques fará caravana pelo interior

22/02/2015 - 09:58
Utilidade Pública

Vagas no SINE para hoje,20

20/02/2015 - 10:17
Economia

Horário de verão termina no domingo,22

20/02/2015 - 09:37
Utilidade Pública

Vagas do Sine para hoje, 19

19/02/2015 - 08:25
Cidades

Cerveja Benedita chega a Cáceres

18/02/2015 - 15:27