O apreciador de cervejas especiais de Cáceres já pode degustar a Benedita Furrundu Stout, uma cerveja mato-grossense criada em 2012 em Cuiabá e que agora está sendo comercializada em larga escala.
Idealizada pelos jornalistas Rodrigo Vargas e Anselmo Carvalho Pinto, a Benedita Furrundu Stout tem em sua receita o furrundu, um doce tipicamente regional feito de mamão, rapadura e gengibre. Trata-se de uma cerveja escura, com forte presença de malte e uma espuma densa e duradoura.
A cerveja existe desde 2012 de forma caseira, mas no ano passado Anselmo e Rodrigo conseguiram viabilizar a produção regularizada pelo Ministério da Agricultura.
Os dois sócios entraram no ramo por causa da paixão em comum por cervejas artesanais. Em princípio, eles começaram a produzir cerveja na casa de Rodrigo, em Cuiabá. Desde a primeira leva, os dois amigos já tinham em mente fazer uma cerveja que valorizasse a cultura regional. Daí, surgiu o nome Benedita, que é uma homenagem a São Benedito, um dos santos mais queridos de Cuiabá e que dá nome à sua mais tradicional igreja.
Em razão do grande volume desta primeira leva, por enquanto a Benedita Furrundu Stout está sendo feita em uma cervejaria de Ribeirão Preto (SP), já que a fábrica em Cuiabá tem capacidade reduzida e ainda não possui o aval do Ministério da Agricultura.
Além da Furrundu Stout, a Benedita também tem uma versão com pixé, que é um outro doce típico feito de milho torrado, canela e açúcar. Trata-se da Benedita Pixé Ale, uma cerveja bastante complexa e com aroma marcante.
Por enquanto a cerveja pode ser encontrada na loja de conveniência do Auto Posto Sarita, na avenida Sete de Setembro.