A Polícia Federal de Cáceres juntamente com o GEFRON realizou, nos dias 27 e 28 de fevereiro e 01 de março de 2015, uma operação conjunta, coordenada pelo Delegado de Polícia Federal Adair Gregório, no interior do município de Pontes e Lacerda/MT, mais especificamente no Parque Estadual da Serra de Santa Bárbara.
A operação, que contou com 19 policiais da Polícia Federal e GEFRON, foi desencadeada para combater o tráfico internacional de drogas e armas, bem como para localizar um laboratório clandestino onde a pasta base de cocaína era “batizada”, ou seja, a ela era acrescentada diversos produtos químicos para aumentar a sua quantidade e, consequentemente, maximizar os lucros dos criminosos.
Foram presos em flagrante duas pessoas (que eram os responsáveis pelo laboratório e que possuem antecedentes por tráfico de drogas e homicídio) em razão da localização de grande quantidade de armas (algumas delas com alto poder de destruição como é o caso do fuzil 7,62) e munições, as quais eram usadas para dar segurança ao tráfico de drogas do local.
Produtos químicos e maquinários usados para batizar a droga no laboratório clandestino também foram apreendidos. A organização criminosa estava se preparando para receber grande quantidade de drogas no local, a qual seria integralmente “batizada”, tornando a mesma mais danosa aos seus usuários.
A Operação Policial contou com o apoio da SESP/MT, notadamente do CIOPAER/SESP, com a utilização de helicóptero, já que o local era de difícil acesso, para auxiliar no deslocamento de parte da equipe policial. Outra parte da equipe se deslocou por terra, seguindo a pé nos últimos 06 (seis) km em razão da dificuldade de acesso ao local que é uma região de serra. Posteriormente, a aeronave do CIOPAER/SESP foi utilizada para transporte de presos e policiais fins agilizar a lavratura do flagrante.
As ações policiais se deram no bojo da Operação Sentinela/MT, o qual tem como premissa a integração das forças policias atuantes na faixa de fronteira na luta contra o narcotráfico.
Também foi solicitado a presença da Polícia Ambiental de Cáceres devido a constatação de diversos crimes ambientais.
Segue a relação dos principais bens apreendidos: