O campus de Nova Xavantina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) acaba de receber a doação da empresa Marcon & Tisott, de uma área de terra de 11 hectares, para a implantação do campo experimental da unidade. A área localizada as margens da BR-158, fica a 2,5km de distância do campus.
De acordo com o diretor Político-pedagógico e Financeiro do campus, professor Amintas Rossete, a escritura do terreno doado agora depende apenas do recebimento do contrato original que será enviado pelo setor de Contratos e Convênios do Estado à Unemat. A doação foi publicada no diário oficial do Estado (DOE) do dia 16 de março, que circulou ontem, dia 17.
O campo experimental do campus de Nova Xavantina é uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica. Para o local estão previstas uma série de instalações para a promoção de ensino, pesquisa e extensão destinados a estudos de grandes culturas, fruticultura, horticultura, cultivos orgânicos, pastagens, irrigação, solos e mecanização agrícola. A área atenderá todos os cursos de Nova Xavantina, mas em especial o curso de Agronomia.
Amintas Rossete já tem em mente inúmeros projetos e fala da importância do campo experimental para os acadêmicos da Unemat: “Esta conquista foi fruto do trabalho coletivo entre professores e técnicos do campus de Nova Xavantina e espera-se que isto venha a fortalecer o papel na Unemat como uma Instituição que tem buscado a excelência na qualidade de ensino, além de abrir uma nova frente para trabalhos de extensão e pesquisa”.