Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Amigos da Calçada revitalizam o centro de Cáceres
Por José Carlos Teixeira
31/05/2015 - 20:33

Foto: facebook

Desde o ultimo dia 16, Cáceres tem aos sábados algumas ruas do centro da cidade invadidas por uma ação solidaria e de cunho. O projeto denominado “Amigos da Calçada”, teve como mentor o empresário José Carlos de Carvalho (Zé Carlos da Zoom). Ele conta que na época a iniciativa surgiu após observar uma crescente reclamação dos ouvintes da Clube FM,da qual era sócio-proprietário,e transeuntes do centro da cidade, em relação aos obstáculos e sujeira nas calçadas da cidade.

Em seu inicio o projeto visava apenas uma maior conscientização e respeito à lei municipal nº 9 de 21/12/1995, que institui o plano diretor do município nos artigos 282 e 283. Por esses artigos, cabe ao proprietário de imóvel a gestão das calçadas, ou seja, a responsabilidade pela construção e manutenção dos passeios.

Zé Carlos, que ainda hoje oferece ao projeto suporte na divulgação, diz que o,que falta é uma fiscalização e orientação aos moradores, principalmente do centro da cidade. 

Com a chegada á Cáceres do procurador federal Felipe Mascarelli, há cerca de um ano,o projeto que estava abandonado, tomou força e entusiasmou os moradores de Cáceres. A ideia é agregar a conscientização da manutenção e preservação do patrimônio histórico da cidade tombado pelo IPHAN.

Incomodado com a situação, Felipe procurando alternativas para evitar a ações penais, procurou os organismos estaduais e federais  e obteve resposta positiva com alguns professores da UNEMAT e outros parceiras. Renascia o projeto, batizado de Amigos das Calçadas.
As professoras Maria do Socorro, Neuza Zattar e Olga Castrilon receberam a ideia e juntas com o procurador deram corpo às ações que hoje se multiplicam Logo em seguida veio o engajamento da Marinha em Cáceres, e o passo seguinte foram os clubes de serviços sociais, Rotary Clube, Demoley, APJ, Interact, Lobo Guará, Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres, Escola CEOM, imprensa e Prefeitura de Cáceres.

Na ação do último dia 23, o projeto contou com cerca de 80 pessoas, todas voluntárias, que colocaram a mão na massa, e limparam calçadas,arrancando lixo e mato.   

Maria do Socorro Araújo professora de História e diretora da Faculdade Ciências Humanas da Unemat esclarece que o projeto não é institucionalizado. “O incômodo sentido pelo procurador Felipe também é sentido por nós” revela.

“Através dos encontros e conversas nasceram as estratégias que se intensificam e ganham força a cada ação.Esperamos o engajamento das Escolas, Igrejas, Associações e ONGS, e assim avançar nos bairros da cidade.”

 A professora Nelza Zattar falou sobre a “nova cara” do projeto, denominada Viva Mais Cáceres e compreende quatro subprojetos: amigos das calçadas, patrimônio histórico, educação (cursos) e noites culturais.

Noites culturais é um espaço cultural aberto para apresentações de bandas e artísticas na Praça Barão do Rio Branco, sempre após a missa dos domingos e já teve duas edições.
A equipe redigiu um documento e esta coletando assinaturas onde pede ao executivo municipal uma maior fiscalização em cumprimento às leis existentes e ainda a adoção de medidas necessárias para que a cidade tenha suas ruas, calçadas e praças mais limpas e livres.

“Os voluntários são bem vindos as reuniões do grupo que hoje são coordenadas pelo representante do ministério publico federal e pelas professoras da UNEMAT e acontecem sempre as segundas-feiras a partir das 19:30h na Capitania dos Portos de Cáceres-informaram os participantes.

Pablo Pizzato, estudante de Direito, é um dos estagiários da equipe do procurador bastante entusiasmado com o programa. Ele lembra que  as redes sociais já circulam fotos que documentam e informações a respeito do projeto.

 

Carregando comentarios...