Em 32 anos de carreira entre empresas privadas e a academia, o professor Evandro Luiz Lopes, um dos palestrantes do I Seminário do Planejamento Estratégico Participativo da Universidade do Estado de Mato Grosso – 2015/2025, em Cáceres, destacou ser a segunda vez que se depara com uma instituição a demandar um Planejamento Estratégico Participativo (PEP).
“É um desafio bastante grande porque a teoria apontada em livros e manuais só indica a realização de planejamentos estratégicos convencionais que partem da alta direção para a base. No caso do planejamento estratégico participativo a lógica é totalmente inversa, parte das bases” comentou o consultor Evandro Lopes que também é professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pós-doutor em Marketing e doutor em Administração.
Evandro Lopes aprova a escolha da Unemat. “O modelo convencional é mais fácil. No planejamento estratégico participativo a discussão é ampla e o consenso mais difícil de ser atingido, porém o resultado final tende a ser muito melhor”.
O I Seminário PEP/Unemat foi realizado no polo Cáceres nos dias 4 e 5 de agosto, com os representantes dos campi de Cáceres e Pontes e Lacerda e da Sede Administrativa da Instituição.
O ciclo I Seminário do PEP-Unemat encerrará no polo Tangará da Serra (Tangará da Serra, Barra do Bugres e Diamantino) nos dias 10 e 11 de agosto. Os multiplicadores selecionados durante este ciclo darão continuidade às etapas do processo em seus respectivos campi.