Mesmo com a afirmativa do Governo do Estado para a implantação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE), em Cáceres, a obra ainda está parada. Isso porque a Prefeitura Municipal, responsável pela elaboração dos Projetos Complementares, não o fez.
Para solucionar o impasse e dar início imediato a ZPE, o deputado estadual, doutor Leonardo (PDT) reuniu com o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro (PP) e o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri Paludo.
A previsão, de acordo com o Poder Executivo Estadual, era para que as obras iniciassem neste segundo semestre do ano. Contudo, o vice-governador informou que o prefeito da cidade, Francis Cruz (PMDB) não concluiu os Projetos Complementares. “Sem esses Projetos não podemos começar nada, nem abrir o edital”, destacou Carlos Fávaro.
Seneri Paludo disse que em reunião com o prefeito, o mesmo havia dado o seu comprometimento de que faria os Projetos. Porém, restando poucos dias para a abertura do edital, Francis disse ao Governo que não conseguiu fazer a elaboração e não tem nem previsão para iniciar. “Já temos a verba em caixa para começar a obra, são R$ 16 milhões de investimento. Estávamos esperando apenas os Projetos Complementares que o prefeito ficou de fazer. Mas, recebemos a lamentável notícia de que a Prefeitura não fez”, ressaltou o secretário.
Para solucionar de vez esse impasse e entregar à região oeste de Mato Grosso a tão sonhada ZPE, o deputado doutor Leonardo, juntamente com o vice-governador e o secretário estão articulando medidas para que a elaboração dos Projetos Complementares saia do papel. O parlamentar lamentou a incompetência de quem tinha que fazer e não fez. “Infelizmente, o Estado depositou a confiança no prefeito e ele não honrou com o seu compromisso”, criticou deputado Leonardo.
Sobre recentes notícias divulgadas na cidade, denegrindo a imagem de doutor Leonardo, o deputado disse que diferente do que estão espalhando maldosamente, ele está honrando com o seu papel de parlamentar. “Quero deixar bem claro que farei jus aos 28 mil votos que recebi da minha amada cidade. Não estou na Assembleia para brincar. Conheço muito bem as dificuldades e as necessidades da minha terra, por isso estou trabalhando e lutando para levar as melhorias. A ZPE é um sonho antigo nosso, mas nunca esteve ao meu alcance poder resolver. Agora que estou como deputado estadual poderei ajudar a realizar esse sonho antigo e me sinto honrado por isso”, salientou.