A mobilidade urbana é um indutor do desenvolvimento urbano e regional, que garante a locomoção de pessoas ou mercadorias no espaço da cidade.
A região oeste de Mato Grosso está prestes a se tornar em um dos maiores pólos de desenvolvimento do estado e do país, com a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Cáceres. Pensando nisso, o deputado estadual, doutor Leonardo (PDT) apresentou uma Indicação que prevê a necessidade de apoio, orientação e encaminhamentos para a efetivação do plano de mobilidade urbana para a Grande Cáceres.
O deputado Leonardo salientou que a mobilidade urbana é um indutor do desenvolvimento urbano e regional, que garante a locomoção de pessoas ou mercadorias no espaço da cidade.
Diante disso, doutor Leonardo destacou que é necessário que se promova o projeto de mobilidade urbana em Cáceres e toda região, que abrange os municípios de Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Porto Esperidião, Rio Banco, Salto do Céu, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Vale de São Domingos, Vila Bela da Santíssima Trintade, Comodoro, Barra do Bugres, Curvelândia Araputanga e Reserva do Cabaçal.
Neste diapasão, Cáceres tem procurado estruturar-se como importante porto fluvial no contexto mato-grossense, buscando a implantação do sistema de transporte intermodal, e a ligação por rodovia com a Bolívia, e consequentemente, uma saída para o Pacífico.
“Isso acarretará profundas transformações não só para a sua economia como para todo o estado. Quando planejada, a urbanização apresenta significativos benefícios para os habitantes sendo importante o alinhamento das ações e medidas em favor do planejamento do crescimento urbano, com o desenvolvimento socioeconômico”.