Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeito afastado de Araputanga ficou em último lugar na pesquisa do IKGM
Por Diário de Cuiabá
23/09/2015 - 07:59

Foto: arquivo

Na 7ª edição do Índice de Aprovação Popular dos Prefeitos, a pesquisa revela o prefeito de Araputanga, Sidney Salomé (PMDB), com -23,15 de IKGM, em último lugar entre os 50 pesquisados. 

Entre os piores colocados na lista dos 50 maiores municípios de Mato Grosso, Salome é seguido pelo prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdir Ribeiro (PT), que figura em 49º; Sinvaldo Santos Brito (PSD), de Peixoto de Azevedo, em 48º; Meire Adauto (PT), de Poconé, em 47º; Jane Lopes (PSD) de Poxoréu, em 46º, e ainda, Asiel Bezerra (PMDB), de Alta Floresta, posicionada no 45º lugar do ranking. 

A relação dos 10 piores se completa com o prefeito Evaldo Diehl (PSD) de Canarana, Gastar Domingos Lazari (PPS), de Confresa, Luciano Alencar (DEM), de Vila Rica, Donizete Barbosa (PPS), de Pontes e Lacerda, e Julio César Florindo (PSD), de Barra do Bugres. 

Os municípios de Araputanga, Santo Antônio de Leverger, Peixoto de Azevedo, Alta Floresta e Poconé figuram na relação das 10 piores gestões municipais nas últimas avaliações feitas pelo Instituto KGM. 

Na metodologia de avaliação, foram aplicadas as mesmas perguntas aos eleitores das 50 maiores cidades com base no número de eleitores. O índice é obtido por meio do cruzamento de duas variáveis aplicadas a todos os 50 municípios pesquisados. Cada pesquisa tem uma amostragem diferente, porém, assegurando a mesma margem de erro a todos os municípios pesquisados. Isso é fundamental para permitir a comparação entre as diferentes cidades. 

A primeira variável é a Nota (N) representada por uma escala de avaliação onde o pesquisado atribui uma nota entre zero e 10 para o prefeito de seu município. A variável N é a média ponderada de todas as notas atribuídas, descartando-se os indecisos e as não respostas. 

Já a segunda variável é o Conceito (C), representada por uma escala na qual o pesquisado atribui um conceito de péssimo, ruim, bom, o último para o prefeito de seu município. O conceito é obtido subtraindo-se a soma dos percentuais de péssimo e ruim (negatividade) da soma dos percentuais bom e ótimo (positividade). 

Este é um serviço inovador no mercado de pesquisas políticas e permite o acompanhamento da evolução das gestões ano a ano. Em 2015, os dados estão baseados na avaliação deste primeiro semestre da administração. 

O Instituto KGM Pesquisas avalia que o levantamento serve como um parâmetro para que os prefeitos consigam direcionar sua administração de acordo com os anseios da população, conforme as avaliações recebidas anualmente.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE em Cáceres hoje,23

23/09/2015 - 07:03
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,22

22/09/2015 - 12:35
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,21

21/09/2015 - 11:21
Artigos

FEX, a luta continua...

19/09/2015 - 09:44
Artigos

Ser Fit Ou Ser Saudável?

19/09/2015 - 09:13
Polícia

Segurança na fronteira une estados

19/09/2015 - 08:42