Governo prepara lançamento de 'PAC da Pesca'
Por R7
09/08/2012 - 08:13
O governo estuda uma série de medidas para estimular o setor da pesca no País, como novas facilidades para concessão de crédito, informou o ministro da Pesca e Agricultura, Marcelo Crivella (PRV), durante feira do segmento realizada em São Paulo nesta quarta-feira (8).
Em parceria com MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), a autoridade pretende aprovar um pacote de estímulos que, além das facilidades e prazo para concessão de crédito, envolve desoneração fiscal, produção de ração na Amazônia Legal e benefícios à aquicultura familiar. O anúncio oficial deve ser feito pela presidente Dilma Rousseff.
— Com nossas doze bacias hidrográficas, temos forte potencial de crescimento. Assim como outros setores receberam incentivos ao longo dos anos e hoje são bem desenvolvidos, como o setor da agricultura, a pesca vai se expandir com os benefícios.
O ministro chamou a iniciativa de "PAC da Pesca" que, segundo ele, terá parceria com os municípios.
— Buscamos uma boa aproximação e também um convênio com pescadores para que sejam fiscais do Ministério. Assim, ele poderão ajudar a denunciar a pesca em trechos ilegais.
Na feira Pesca Trade Show, a mais importante do setor no País, Crivella afirmou ainda que o ministério está preparado para o lançamento do Plano Nacional de Arrecifes, que foi elaborado em parceria com outros ministérios para estimular o turismo de mergulho e pesca esportiva.
Na última terça-feira (7), o Senado aprovou um projeto de lei com medidas de incentivo à indústria nacional no Plano Brasil Maior que inclui incentivos à pesca e à aquicultura.