Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Projetos de Agropecuária e Informática do IFMT Cáceres participam de Feira Nacional de Ciência
Por Edna Pedro/assessoria
31/10/2015 - 08:53

Foto: assessoria
Duas equipes formadas por alunos e servidores do IFMT Cáceres viajaram esta semana para  Recife para apresentar trabalhos realizados nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agropecuária e em Informática durante a 21 edição da feira Ciência Jovem. O evento realizado pelo Museu de Ciência de Pernambuco reúne experiências de professores e estudantes da educação básica de todas as regiões do Brasil em iniciação científica, Divulgação científica e Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa.
 
Na categoria 'Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa', o IFMT Cáceres apresenta os trabalhos intitulados “Glossário Interativo de Termos Técnicos em Libras: utilizando Computação Gráfica em 3D “ e “ Germinação de Semente de Pouteria glomerata (Miq.) Radlk com Tegumento Lixado em Substrato de Vermiculita e Areia”. 
 
O glossário interativo é resultado de pesquisa coordenada pela técnica administrativa do campus, a intérprete em Língua Brasileira de Sinais,  Claudia Aline Zucchi Leite, junto com os alunos do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Lucas Campos Borges e Wellington Morette da Cruz. Com o objetivo de promover a inclusão, acesso e permanência de pessoas surdas na educação tecnológica,  o glossário apresenta  termos técnicos das áreas de formação da instituição por meio da Língua Brasileira de Sinais, utilizando recursos da computação gráfica com animação em 3D, além de definir também o significado do termo técnico em Língua Portuguesa. 
 
O outro trabalho na área de tecnologia de sementes  apresenta investigação sobre a germinação de semente do fruto do Cerrado e Pantanal, conhecido popularmente como Laranjinha-de-pacu, utilizando o tratamento de lixamento do tegumento com o objetivo de quebra de dormência da semente. O trabalho coordenado pelo Engenheiro Agrônomo  professor Antônio Nobre, mestre em Agricultura Tropical , contou com a autoria das alunas do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio,  Isabela Alves de Souza e Sasha Gonçalves da Roza. 
 
A 21ª edição da Feira Ciência Jovem será encerrada neste sábado (31.10) com a premiação dos projetos vencedores em cada categoria.
 
Carregando comentarios...

Polícia

Polícia tenta achar estuprador

29/10/2015 - 10:01
Cidades

28/10/2015 - 11:38