Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
P.Lacerda:mercúrio usado em garimpo pode contaminar água de município
Por Midianews
27/10/2015 - 15:10

Foto: Marcus Mesquita/Midianews

Secretaria do Meio Ambiente fará vistorias e alertará população sobre riscos de prática na área

A extração ilegal de ouro no garimpo de Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá) pode contaminar toda a rede de abastecimento de água do município, em razão do mercúrio utilizado para a prática.

 

A exploração do ouro pode ser feita de modo manual ou mecânico e, na maioria das vezes, utiliza o mercúrio para facilitar a extração do minério.

 

A substância química é usada de maneira líquida durante o garimpo, para facilitar a extração de ouro.

 

Apesar de facilitar a garimpagem, o mercúrio torna-se causador de danos à saúde das pessoas que tenham contato com itens contaminados e também pode degradar o meio ambiente.

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) está em campanha para alertar a população de Pontes e Lacerda sobre os riscos que podem ser ocasionados pela contaminação.

 

A secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Ana Luiza Peterlini, disse que  é importante que seja repassada aos habitantes informações sobre os riscos da utilização do mercúrio.

 

“Neste momento, a Sema vai atuar, principalmente, para alertar a população dos malefícios do mercúrio que está sendo utilizada para lavar a terra retirada do garimpo”, disse.

 

Ana Luiza Peterlini observou que o principal meio de contaminação ocorre através da limpeza da terra retirada das serras, onde estão sendo realizadas extrações de ouro.

 

“Vamos fazer trabalho de repressão, para que essa terra retirada não seja lavada em casa nem no Rio Guaporé. Iremos repreender essas ações”, disse.

 

Os riscos trazidos pela substância química foram reiterados pela secretária. A Sema começou a analisar se houve contaminação na rede de abastecimento do Município.

 

“O mercúrio é um metal extremamente perigoso para a saúde, ele contamina a água. Já colhemos uma amostra dessa água para se ver o nível e o grau dessa poluição, dessa contaminação [em Pontes e Lacerda]”, declarou.

 

A secretária afirmou que a contaminação do abastecimento de água ocorre através das pessoas que lavam a terra retirada do garimpo, em casa ou no rio da região.

Carregando comentarios...

Artigos

Vida que segue

26/10/2015 - 12:18
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,23

23/10/2015 - 11:15
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,22

22/10/2015 - 08:11