1ª Mostra de Iniciação Científica do Pantanal ocorrerá nesta semana
Por assessoria
14/08/2012 - 18:37
A população de Cáceres e região poderá aprender um pouco mais sobre ciência durante a 1ª Mostra de Iniciação Científica do Pantanal, que será realizada no ginásio da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), dia 17 de agosto, das 8h às 12h e, à tarde, das 14h às 18h, no Ginásio da Unemat. Todas as pessoas interessadas podem participar gratuitamente do evento.
Alunos de escolas públicas e privadas do ensino básico vão apresentar 81 trabalhos de ciências naturais e exatas no projeto “Revelando Novos Talentos”, que é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O “Revelando Novos Talentos” teve início em março deste ano, com a parceria entre a Unemat e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT).
Além da exposição de banners, os grupos, formados por duas, três ou quatro pessoas, irão mostrar os experimentos desenvolvidos nas escolas. Há projetos de diversas áreas: meio ambiente, saúde, agricultura, além de mecânica e robótica, de agricultura. Segundo Marcos Borges, coordenador do projeto e professor de matemática da Unemat, a ideia é resgatar as feiras de ciência nas escolas para que os alunos tenham maior interesse pela ciência. Os alunos estão produzindo também resumos para publicação.
Estima-se que estejam participando cerca de 320 alunos, orientados por 35 professores. Nesta primeira experiência do projeto, os grupos estão organizados de forma dividida, ou seja, foram criados dentro de cada turma e escola.
De cada série, será escolhido um trabalho vencedor. Os integrantes do grupo vão ganhar jogos de madeira feitos artesanalmente. Para a escolha dos melhores trabalhos serão utilizados os seguintes critérios: caráter investigativo, conhecimento científico, organização da apresentação, materiais, habilidade criativa e originalidade.
Marcos Borges acredita que o trabalho vai fazer com que os alunos vivenciem, de fato, um processo de investigação, de previsão de problemas, proposição de soluções, experimentos. Ele explica também que a ação é importante inclusive para mudar o ensino de ciência nas escolas. Com o fortalecimento de uma cultura científica, os professores terão que mudar os métodos didáticos, ministrando aulas mais lúdicas e com mais atividades científicas que, de fato, permitam aos alunos visualizarem a produção e os assuntos tratados.
Estão previstas para o encerramento apresentações artísticas das escolas.