Sintep Cáceres em campanha pela implantação do piso salarial
Por Diário de Cáceres
14/08/2012 - 09:33
O Sintep-Sub sede de Cáceres, realizou no dia 10, sexta-feira, no período matutino e também no vespertino, na Praça Major João Carlos, uma panfletagem em prol da aplicação do piso salarial nacional para professores e também pela inserção dos trabalhadores da Educação,como merendeiras, guardas, serviços gerais, no Plano de Cargos e Salários da Educação, e ainda, pela aplicação dos 10% do Produto Interno bruto, o PIB, na Educação.
O presidente do Sintep em Cáceres, Orlandir Cavalcanti, afirmou que 70% dos municípios não cumprem a tabela do piso. O salário inicial do professor deve ser de R$1.932,26. "É pouco, é o mínimo, e é um direito que deve ser garantido"-disse ele. A luta é também pela inclusão dos outros funcionários, além dos professores, no PCCS da Educação. "Em Cáceres, por exemplo, há 97 funcionários capacitados e aptos a ser incluídos no plano de cargos e carreiras".
Orlandir considerou que a panfletagem foi bastante positiva e lembrou que no dia 19 a mobilização acontece em Cuiabá, com as reivindicações sendo levadas a nível de Estado, por uma educação pública de qualidade -"e para isto a aplicação correta dos 10% do PIB destinados à Educação nos municípios é imprescindível".