Primeira Igreja Batista de Mirassol D´Oeste realiza congresso de LIBRAS
Por Neuzeli Duarte Alexandre
13/08/2012 - 06:38
DE LIBRAS
O 1º Congresso de LIBRAS foi realizado no período de 27 a 29 de julho, e teve como tema: “Trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos (I Ts. 4:11). Contou com a presença da Pastora, Pedagoga e Intérprete de Libras Núbia Cesari Águila, como também da Missionária Maria de Lourdes dos Santos, que é portadora de surdez. Ambas fazem parte do Ministério EFHATÁ, da Igreja Batista da Lagoinha/MG.
A presença da pastora e missionária trouxe contribuições relevantes sobre estudos relacionados a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), tendo em vista que a PIB (Primeira Igreja Batista) de Mirassol D’Oeste desenvolve a pouco mais de um ano, sob a coordenação da Pastora Rosely Pio, liderança de Mônica Belém e colaboração de Neuzeli Duarte, o Projeto social e Ministério “Mãos que falam e Olhos que ouvem”, tendo como principal objetivo incluir socialmente os portadores de surdez.
O público presente contou com a participação de professores da rede pública, conselheiros tutelares, membros de várias denominações religiosas, alunos do projeto social LIBRAS e membros dos Ministérios com surdos da PIB de Mirassol D’Oeste e Pontes e Lacerda. Entre os participantes, que totalizaram um número de cinquenta inscritos, nove eram portadores de surdez.
A programação do congresso teve início na sexta-feira a noite e se estendeu ao sábado e domingo (manhã, tarde e noite), contou com inúmeras atividades, entre elas: palestras para surdos e ouvintes, teatro, danças, etc. Os trabalhos foram realizados de forma dinâmica, sendo que a Pra. Núbia desenvolveu atividades com o público ouvinte e a Missionária Maria de Lourdes (surda) com os portadores de surdez. Dentre os conteúdos ministrados, as congressistas priorizaram estudos direcionados ao entendimento da Estrutura Linguística da LIBRAS, O papel do Intérprete perante a Comunidade Surda, A importância dos Intérpretes da Língua de Sinais, Código de Ética da FENEIS (Federação Nacional de Educação e Interpretação de Surdos), O Tradutor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Inclusão dos Surdos na Educação, Interpretação Musical na Língua de Sinais, Código de Ética do Ministério EFHATÁ e Classificadores na Interpretação.
O Pastor Gladiston Pio (presidente da PIB de Mirassol) conclui que o 1º Congresso de LIBRAS foi um sucesso, e que a Pra. Nubia e a Missionária Maria de Lourdes foram instrumentos de Deus para despertar as pessoas (ouvintes e surdas) sobre a importância da LIBRAS, e que outras pessoas também possam conhecer essa língua que é oficialmente a segunda língua do Brasil. Gladiston Pio ressalta ainda que, este 1º Congresso de Libras é “... uma semente que estamos plantando... que vai germinar... e vai dar muitos frutos para Mirassol e para região...”
O encerramento do congresso aconteceu no domingo à noite, 29 de julho, e teve pela primeira vez em Mirassol D’Oeste uma pregadora surda. A Missionária Maria de Lourdes dos Santos direcionou a palavra de Deus (Interpretada por Núbia Águila) no culto de domingo, falando sobre a importância do “perdão”, momento especial, no qual emocionou a todos os presentes.