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Educação: procuram-se alunos
Por Diário de Cuiabá
29/01/2016 - 10:42

Foto: ilustrativa

Estimativa da Secretaria de Estado de Educação é de que haja pelo menos 40 mil vagas sobrando nas escolas de Mato Grosso, à espera de alunos

 
Estimativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) aponta que há pelo menos 40 mil vagas sobrando em Mato Grosso à espera de alunos para o Ensino Médio neste ano letivo de 2016. O mesmo acontece para o Ensino Fundamental em Cuiabá e Várzea Grande, informaram as Secretarias de Educação de cada cidade nesta quinta-feira (28). 

Até quarta-feira (27), o Estado já havia conseguido realizar 367.374 matrículas. Apesar de o sistema online ter encerrado o prazo para matrícula no dia 19 passado, as matrículas presenciais seguem enquanto houver vaga. “O sistema online é feito para que não haja congestionamentos, filas, pessoas na chuva, no sol, dormindo nas portas das unidades. Ele existe para amenizar esse tipo de situação nas escolas mais visadas, como Liceu Cuiabano e Presidente Médici”, explicou a assessoria de comunicação da Seduc. 

Assim, a Seduc garante que “nenhum aluno vai ficar sem estudar”, pois enquanto houver vagas, matrículas podem ser feitas. À parte a preferência dos pais e responsáveis por escolas da região central das cidades, o método de ensino e o sistema de educação são os mesmos, mas há uma preferência adicional -- as escolas concessionadas, como a Souza Bandeira (localizada na Avenida Fernando Correa, em Cuiabá), escola cuidada por irmãs católicas, por exemplo, nunca tem vagas sobrando, mas na Raimundo Pinheiro, praticamente ao lado, há vagas de sobra. O mesmo acontece no Liceu Cuiabano, centro da Capital. 

Também ainda há vagas nos centros de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas escolas quilombolas, indígenas e nas do campo. 

DIFICULDADES -- O grande problema mesmo quando se fala em matrícula em escolas públicas reside nos primeiros anos de vida, pois há sempre dificuldades em conseguir vaga nas creches e pré-escolas. 

“As vagas já foram preenchidas. Para crianças de zero a três anos e 11 meses. A pré-escola de quatro e cinco anos, ensino fundamental, de seis a quatorze anos. Só a partir daí é que há vagas, apesar a ser responsabilidade do Estado”, explicou. 

Há exceções quanto a essa regra: caso haja aluno de idade avançada, mas que não cumpriu o ensino fundamental, segue sob responsabilidade da prefeitura, por meio do EJA, sempre no período noturno. 

META DAS CRECHES -- A secretaria municipal de Educação de Cuiabá anunciou uma meta ambiciosa no começo da gestão do prefeito Mauro Mendes: a de inaugurar uma creche por mês até o fim da gestão. Mas vieram as dificuldades habituais ,com arrecadação e os cortes do governo federal, e agora a ideia já não é bem assim. “A meta não era entregar uma por mês, mas ao fim da gestão de quatro anos, entregar 48 novas creches. Hoje, temos 51 creches, nove centros municipais de educação infantil, que atendem crianças de zero a três anos, e algumas unidades de escola que também atendem crianças até três anos”, diz a representante da secretaria municipal. 

Ainda segundo o município, há seis centros de educação infantil já construídos em funcionamento, outros 22 estão em andamento atendendo crianças de zero a três anos e de quatro e cinco anos. Os planos nacionais e municipais de educação preveem como uma das metas atender até o fim deste ano 100% das crianças de quatro e cinco anos. Quanto às creches, não há o atendimento total, mas o plano é até 2024 para atender 50% da demanda.
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