Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Reflexão: Dourado na Pesca Esportiva
Por por Claudionor Duarte Correa
12/04/2016 - 13:27

Foto: arquivo

O Dourado “Salminus Maxillosus” esta sendo referenciado por ser hoje um dos símbolos da Pesca Esportiva (pesque solte) de MT, assim como o Tucunaré “Cichla Ocellaris” em outras regiões do brasil. Na verdade foi Cáceres (nós) que iniciamos a sua preservação através do CONDEMA, na qual hoje e estabelecido em Lei (Art 17) em MT e MS. Por uma má interpretação na Lei o Dourado não se pode Pontuar nos Torneios e nem ser considerado esportivo no Pesque e solte. Vejam vcs, o Dourado hoje e fisgado em quantidades pelos pescadores amadores e profissionais, são capturados, fotografados, referenciados em vários programas de televisão de pesca esportiva, ou até consumidos em acampamentos, a quem diga até vendidos cladestinamente, qual o controle que se tem sobre isso!!!

Vamos fazer uma reflexão: Não há o que se questionar a veracidade da Lei, e sim a ação de pescar, que não diz para a espécie de peixes (Dourado) que não se pode morder a isca porque periga a ser capturado, ora, assim sendo ele acaba sendo fisgado de qualquer jeito por vc, na qual é claro dentro da Lei vai solta-lo, essa ação de Captura, Manuseio e Soltura do peixe e a mesma que acontece na Pesca Esportiva, porém com um apelo preservacionista das espécies. Vc não acha que seria justo o Dourado ser liberado de vez para a pratica da pesca esportiva de fato e de direito.

 
Pessoal do Trade do Turismo de Pesca Esportiva, vamos aproveitar o momento e criar as demandas reprimidas do segmento, para que nossos anseios sejam priorizados pelos gestores públicos. Vamos fortalecer uma linguagem unica no segmento do Turismo de pesca para o Estado, juntos seremos mais fortes.
ABS.

Claudionor Duarte Corrêa 
Guia de Turismo Regional
MTUR Nº 13.002935.96-9
Condutor de Turismo de Pesca.
Pres. ASPATUR - Cáceres - MT
Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,12

12/04/2016 - 06:51
Artigos

Recomeçar em todos os momentos

11/04/2016 - 08:49
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,11

11/04/2016 - 08:13