O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem) realiza até sexta-feira (15) a Operação Especial Lux, em Cáceres e Campo Verde. Dez tipos de lâmpadas incluindo LED, fluorescentes, incandescentes decorativas, compacta e luminárias de emergência, serão verificadas se estão dentro da conformidade para serem comercializadas.
A operação realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) tem o objetivo de coibir a venda de produtos irregulares. Os fiscais do Ipem irão verificar se a embalagem dos produtos contém informações obrigatórias como o selo da etiqueta nacional de eficiência energética, nome, marca ou logotipo do fabricante, data de fabricação e validade, importador ou montador, tensão a que se destinam em volt (V) e potência máxima expressa em watt (W).
Em caso de alguma inconformidade, o proprietário do estabelecimento será notificado e terá até 10 dias para apresentar defesa junto ao Instituto.
O Ipem é um órgão delegado do Inmetro em Mato Grosso e está vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).