A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) confirmaram participação na Caravana da Integração, que será realizada pelo Governo do Estado entre os dias 22 e 27 de abril. Integrantes de outros países também participam da expedição, que sairá de Cuiabá e percorrerá Bolívia, Chile e Peru, discutindo problemas conjuntos, alternativas de crescimento e uma nova saída para o Oceano Pacífico.
De acordo com a assessora de Assuntos Internacionais do Gabinete de Governo, Rita Chiletto, as adesões representam o reconhecimento dos empresários e da comunidade acadêmica às ações do Executivo em busca de alternativas para o desenvolvimento econômico. “É muito importante, porque são novas oportunidades de comércio e de parceria. No caso da Unemat também, porque amplia a integração com outras universidades, com foco na realização de pesquisas conjuntas que tragam avanços na área do conhecimento”.
O vice-presidente do Conselho de Integração Internacional da Fiemt, Serafim Carvalho Melo, ressaltou que a Federação busca alternativas de mercado com os países andinos desde 1992. “Mato Grosso é produtor de alimentos, mas importamos insumos como fertilizantes, por exemplo, e a Bolívia é um grande fornecedor destes insumos. O principal entrave é a logística, por isso precisamos intensificar as relações comerciais com estes países”, avaliou. Ele ressaltou que a parceria entre os empresários e o Governo é fundamental para viabilizar estradas que sejam, de fato, uma rota de comércio.
Além da Unemat e da Fiemt, a Caravana da Integração contará também com a participação de representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Produtores de Soja e Milho de MT (Aprosoja), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (Amad-MT).
Também já confirmaram presença na caravana, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Antônio Joaquim, e os deputados estaduais Max Russi, Pedro Satélite e Wancley Carvalho. Como representantes da Câmara Federal participarão os deputados federais José Augusto Curvo (Tampinha) e Ezequiel Fonseca.
Pelo Executivo Estadual, além do governador, também fazem parte da comitiva o vice-governador Carlos Fávaro e os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo; de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes; de Infraestrutura, Marcelo Duarte; e Eduardo Moura, do Gabinete de Desenvolvimento Regional.
A caravana tem objetivo de buscar ações integradas para problemas comuns dos países que integram a Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur). A equipe vai debater e conhecer soluções que podem dar certo nas áreas de segurança, comércio, turismo, cultura e buscar a saída da produção de Mato Grosso pelos portos do Pacífico. Além de promover a integração com a região, a estratégia do governo estadual é fazer com que a produção mato-grossense ganhe uma saída a Oeste do continente, barateando os custos de transporte e chegando com mais agilidade à China, principal consumidora da produção do estado.
A viagem começara após a reunião do Zicosur realizada em Cuiabá, em paralelo à Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT), nos dias 20 e 21 de abril. No encontro do Zicosur, os representantes dos países do centro da América do Sul terão a oportunidade de conhecer o potencial turístico de Mato Grosso, que será exposto na FIT. Na feira, serão comercializados produtos turísticos com valores diferenciados por agências, hotéis e pousadas. Haverá encontros institucionais, palestras e oficinas e atendimento empresarial.
Com a participação de autoridades internacionais, a visibilidade de feira tende a ser ainda maior, divulgando as belezas de Mato Grosso para o mundo e fomentando o turismo internacional no estado.
Confira abaixo a programação da Caravana da Integração:
22/04 – Sexta-feira
Saída de Cuiabá para Cáceres de onde a comitiva segue para San Ignacio de Velasco (BO)
21h – Jantar e Ato Público em San Ignacio de Velasco
23/04 – Sábado
Deslocamento de San Ignacio de Velasco para San Jose De Los Chiquitos
13h - Visita a Santa Cruz de La Sierra (San Jose de Los Chiquitos)
20h – Ato Público (Santa Cruz de La Sierra)
24/04 – Domingo
Deslocamento de Santa Cruz de La Sierra para Cochabamba
21h – Ato Público (Cochabamba)
25/04 – Segunda-feira
Deslocamento de Cochabamba para Iquique (Chile)
21h – Ato Público
26/04 – Terça-feira
8h - Visita ao Porto Estadual de Iquique (Portos Graneleiros Patillos e Patache)
11h - Visita à Zona Franca de Zofri
12h - Visita ao Porto Estadual de Arica
17h - Visita à Zona Franca de Tacna (Peru)
21h – Ato Público em Tacna
27/04 - Quarta-Feira
8h – Deslocamento de Tacna para Matarani
12h - Visita ao Porto de Matarani
20h – Evento Público de encerramento da Caravana da Integração