A Universidade do Estado de Mato Grosso está discutindo desde ontem,19, em Cáceres, a convivência entre brasileiros e bolivianos no evento intitulado “Diálogos sobre a Fronteira Brasil-Bolívia”. O evento acontece na Câmara Municipal, é gratuito e aberto a toda a comunidade, os interessados devem se inscrever no site:http://siec.unemat.br/eventos/1dsfbb/.
Com objetivo de reunir diversas instituições governamentais, pesquisadores e interessados em estabelecer diálogos que possam identificar e lançar luz sob as estratégias do convívio entre brasileiros e bolivianos. Também serão discutidas práticas econômicas e sócio-culturais, bem como aplicação das leis, decretos, normas e outros instrumentos jurídicos, considerando o universo multicultural das populações transfronteiriças.
A abertura oficial do evento foi às 14h30 com a mesa redonda que tratará da temática: “Fronteira Oeste e as relações institucionais”. Os debatedores serão o juiz da Justiça Federal Mauro César Patini, o comandante do 2º Batalhão de Fronteira tenente coronel Ricardo Kleber Coelho e o delegado da Polícia Federal Ronaldo da Silva de Miranda. O professor Domingos Sávio Garcia será o coordenador da mesa.
A programação do evento contará ainda com a mesa “Relações internacionais e cooperação humana na fronteira Brasil-Bolívia” que terá início a partir das 19h30. Os debatedores serão a vice-prefeita Eliene Liberato, o cônsul da Bolívia Emilio Tamayo Oblitas e o ex-governador de Mato Grosso, Márcio Panoff de Lacerda. A mesa será coordenada pela professora Maria do Socorro Araújo.
Nesta sexta-feira outras duas mesas temáticas serão realizadas. A primeira às 14h30 discutirá “Políticas públicas e populações transfronteiriças” que será debatido pelo administrador do Hospital Regional Mário Rodrigo Kaoru Utsunomya, secretário municipal de Saúde Roger Rodrigues, secretária municipal de Educação Nelci Eliete Longhy e a professora Luciane Miranda do Cefapro. O coordenador será o professor João Ivo Puhl.
A mesa de encerramento às 19h30 tratará da temática: “Políticas sanitárias e relações (inter)comerciais na Fronteira Brasil-Bolívia. Os expositores serão Natanael Ferrarezei, do Ministério da Agricultura, Álvaro Faria da Costa, superintendente regional do Indea, Geremias Pereira Leite, presidente do sindicato Rural, tenente coronel Jonildo José de Assis, coordenador do Gefron e a coordenação da mesa será da professora Maria do Socorro.
A realização do evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Groso (Fapemat), e é organizada pelo grupo de pesquisa Fronteira Oeste: poder, economia e sociedade e é parte do projeto de pesquisa: História em espacialidades da fronteira Brasil-Bolívia.