Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Caminhão do Nossa Energia chega a Cáceres
Por assessoria
11/08/2016 - 10:42

Foto: assessoria
Projeto levou conhecimento sobre consumo consciente a quase 40 mil alunos no primeiro semestre de 2016

 

Os três caminhões do Nossa Energia já estão de volta às estradas após as férias escolares levando aos estudantes de Mato Grosso conhecimento sobre o uso consciente e seguro de energia elétrica. E nesta primeira semana, Cáceres, Primavera do Leste e Santo Antônio de Leverger recebem o projeto. De janeiro a junho de 2016, quase 40 mil alunos passaram pelas unidades móveis. No total, 97 escolas foram visitadas neste período e mais de 1,5 mil professores capacitados.

Em Primavera do Leste, o caminhão está na Escola Municipal de Ensino Infantil Sonho de Criança até o dia 10 de agosto.  A diretora da instituição de ensino, Rosangela Macedo de Aguiar, comenta que está sendo um enorme aprendizado aos alunos. “Eles estão encantados com as experiências que tiveram dentro do caminhão. Os pais me disseram que em casa, quando eles veem um cômodo vazio com a luz ligada, vão lá e desligam. É bom ver que eles entenderam sobre o uso correto de energia”, comemora.

Em Santo Antônio, o caminhão está na Escola Municipal Bartolomeu Gonçalves de Queiroz, também até o dia 10 de agosto. A terceira unidade móvel do projeto está em Cáceres, na Escola Municipal Duque de Caxias, onde ficará até o dia 11 de agosto.

Os três caminhões são climatizados e completamente adaptados para se transformarem em uma espécie de laboratório, equipados com tecnologia de ponta, incluindo projeções interativas e a realização de experiências. A lateral do baú do caminhão se expande e transforma em uma sala de aula/laboratório, com um projetor multimídia, um comparador de lâmpadas incandescente, fluorescente compacta e LED. Têm também equipamentos para demonstração de geração de energia eólica, fotovoltaica e hidráulica, entre outros.

Enquanto os alunos participam de palestras, os professores passam por uma capacitação que os torna multiplicadores. Em cada escola que o caminhão passa, a Energisa deixa um kit com apostilas das informações que foram ensinadas às crianças e aos professores. O material pertence ao programa Procel na Educação Básica e têm aprovação do Ministério da Educação (MEC). No primeiro semestre, 194 kits foram entregues às instituições de ensino.

Para o diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, Riberto José Barbanera, a maneira leve e divertida como o projeto trabalha informações fundamentais como o uso eficiente e seguro de energia é um dos motivos do sucesso da iniciativa. “São quase 40 mil alunos que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre um assunto tão importante. E esse saber pode ser multiplicado com a criança repassando o que aprendeu. É bom para o futuro do nosso país, para o combate ao desperdício e a para economia no bolso do cliente”, diz.

Lançado em agosto de 2015, o Nossa Energia teve investimentos de cerca de R$ 7,1 milhões e faz parte do Programa Energia Eficiente, da Energisa, seguindo as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE).

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,11

11/08/2016 - 06:59
Meio Ambiente

Queimadas em MT: recorde olímpico

11/08/2016 - 06:51
Política

Antes, adversário; hoje, aliado

10/08/2016 - 10:32
Política

3 no páreo e Túlio na "traição"

10/08/2016 - 07:47
Artigos

A influência do pai em nossas vidas

10/08/2016 - 07:28