Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Wancley propõe orientação profissional para alunos do ensino médio
Por Eduardo Cardoso/assessoria
29/09/2016 - 11:00

Foto: assessoria

Oportunizar orientação vocacional profissional aos alunos do ensino médio do Estado de Mato Grosso, por meio da inclusão da semana de palestras Conhecendo as Profissões é a proposta do Projeto de Lei nº 580/2015, apresentada pelo deputado Wancley Carvalho (PV).

De acordo com o parlamentar, é fundamental que a comunidade escolar auxilie e proporcione ao jovem auxílio no processo de escolha profissional, dando conhecimento detalhado das principais atribuições e tarefas de cada profissão.

"Seguir uma carreira é um rumo incerto, e possibilitar experiência de orientação vocacional profissional ao aluno, ou mesmo o contato com determinado profissional pode ajudar muito no processo de escolha", afirmou o deputado.

Segundo Wancley, muitos jovens optam por uma carreira levando em conta apenas a opinião familiar, tradição, remuneração ou alta do mercado naquele ano. "A ausência de orientação profissional ou mesmo o debate sobre o tema em momento oportuno acaba por dificultar ainda mais a escolha do aluno", lembrou o parlamentar.

O objetivo do projeto é discutir os processos que permeiam a escolha profissional, levando os alunos a reflexão sobre essas questões com olhar mais critico. Além de mostrar a eles as diversidades profissionais e as condições de trabalho das profissões existentes.

Atualmente, os alunos brasileiros dispõe de mais de 20 mil cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, com a evolução da tecnologia surgem diversas novas opções de carreira a cada ano.

E a semana de palestra nas escolas Conhecendo as Profissões pretende, por meio de aulas expositivas, teóricas e práticas, além de eventos específicos, tirar dúvidas e orientar os alunos da rede pública acerca do caminho profissional a ser escolhido.

Tramitação - O Projeto de Lei nº 580/2015 recebeu parecer favorável da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto e está apto para apreciação dos deputados, em plenário.

 

 

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