Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Primeiras elefantas chegam a santuário
Por Aline Almeida
12/10/2016 - 05:21

Foto: arquivo

Já se encontram em Chapada dos Guimarães (65 quilômetros de Cuiabá) as primeiras moradoras do Santuário de Elefantes. Maia e Guida chegaram ao destino final, o primeiro santuário da América Latina, depois de mais de dois dias de viagem. 

As duas saíram de Paraguaçu, em Minas Gerais, no último domingo. Elas vieram em duas carretas escoltadas com a equipe responsável por monitorar os elefantes durante a viagem. Maia pesa 3.600 kg, e Guida 3.100 kg. As duas fêmeas têm idade entre 42 e 45 anos. 

As elefantas são asiáticas e foram separadas de sua família ainda na infância e serviam de atração em um circo. Há algum tempo, foram resgatadas após uma ação do Ministério Público da Bahia e viviam em uma propriedade rural no interior de Minas Gerais. 

Elas farão parte do projeto do Santuário numa área em Chapada dos Guimarães com 1,1 mil hectares e com capacidade para abrigar 50 elefantes. 

O local escolhido pela ONG é uma antiga fazenda de criação de gado, que tem áreas preservadas e com floresta intacta. A ideia da criação do Santuário de Elefantes, que será o primeiro da América Latina, foi da publicitária Junia Machado, depois de se solidarizar com a causa. 

Em parceria com a ONG Elephant Voices e com o Santuário do Tenessee, encontrou a área em Chapada e iniciou o trabalho. O Santuário não será aberto ao público. A expectativa é de que, depois de Maia e Guida, outros animais venham para o santuário, como Ramba, do Chile. 

O projeto vive totalmente de doações de empresas e de pessoas físicas, não há dinheiro público. Além disso, o Santuário conseguiu, junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), todas as licenças ambientais para funcionar. 

Para trazer Maia e Guida, foi feita uma “vakinha online” além de construir caixas de transporte adequadas. Somente as caixas para trazê-las custaram em torno de R$ 80 mil (cada). 

Os animais serão soltos nos currais para circularem e serão realizados novos exames para atestar o estado de saúde após a viagem. Serão construídos seis centros de tratamento médico para os elefantes. A fazenda também terá câmeras espalhadas para que os animais possam ser vistos pelo mundo todo, ao vivo. 

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,11

11/10/2016 - 14:13