Em horário eleitoral, Leonardo fala sobre o caos na saúde municipal
Por assessoria
31/08/2012 - 09:09
O programa da Coligação o Futuro Começa Agora veiculado nesta quarta-feira (29), no horário da propaganda eleitoral de televisão, abriu uma ampla discursão sobre o caos enfrentado pelos usuários do sistema de saúde publica do município.
Além de testemunhos de moradores que levam até 3 meses para conseguir uma consulta, faltam médicos e a capacidade de atendimento é precária para assistir o grande número de pacientes.
Mas o que mais chocou os expectadores do programa foi o depoimento do médico e candidato a prefeito de Cáceres Dr. Leonardo, que mostrou a situação de total abandono da unidade de saúde conhecida como Postão.
O local onde Leonardo trabalhou como médico, oferecia um atendimento considerável à parte da população que buscava o sistema de saúde , hoje o antigo postão é um prédio depredado, utilizado como cracolândia por usuários de drogas.
Na visãodo candidato o local se transformou “num cenário de guerra, onde quem morre é a população”.
Segundo o Dr. Leonardo, grande parte dos programas do Ministério da Saúde não são implementados em Cáceres por incapacidade da Prefeitura em gerir os recursos, muitos convênios foram cortados ou não chegaram ao município devido prestações de contas negativas e em atraso.
Leonardo afirmou ainda que “O Governo Federal tem dificuldade em aplicar todos os recursos que o municipio teria direito, na maioria dos casos falta também a contra partida da prefeitura, e como o municipio é carente de arrecadação precisamos garantir que esses recursos federais cheguem através da complementação do Estado”.
Leonardo disse ainda, que uma cidade como Cáceres precisa ter uma comissão para elaboração de projetos não só em saúde, mais em diversas áreas, “pois muitos recurso que o municipio tem direito devido possuir cerca de 100 mil habitantes estão paralizados, ou não foram requeridos por falta de elaboração de projeto, e também porque o municipio não consegue participar, em tempo hábil, dos editais que são lançados pelo Governo Federal", concluiu o candidato.