Nova decisão judicial impede a divulgação irregular de pesquisa
Por assessoria
30/08/2012 - 09:30
Novamente o juiz eleitoral de Cáceres Geraldo Fidélis determinou que a Coligação “O Futuro Começa Agora” retirasse do ar a divulgação irregular de pesquisa realizada pelo Instituto Gazeta Dados tanto do programa eleitoral exibido nos dois horários como também das inserções de rádio e televisão.
A decisão judicial publicada ontem (29) afirma que “Em uma segunda tentativa de divulgação da pesquisa eleitoral, novamente os representados omitiram dados importantes ao conhecimento do eleitorado, quais sejam, a margem de erro e o número de entrevistas realizadas que, aparecem em letras muito pequenas e de difícil visualização. No mais, há a divulgação de que a pesquisa alcançou o número de 57% (cinquenta e sete) por cento dos votos válidos favoráveis ao representado, porém, ao que parece, a pesquisa realizada pela Gazeta Dados apontou 44% (quarenta e quatro por cento) entre os eleitores pesquisados, o que, certamente, possui a capacidade de incutir no eleitoral estados mentais artificiais, já que os dados da pesquisa foram manipulados”.
Conforme a decisão do juiz, a coligação “O Futuro Começa Agora” manipulou os dados da pesquisa para criar estados mentais no eleitor. A assessoria de comunicação da Coligação Cáceres Rumo ao Desenvolvimento lamenta que sejam utilizados artifícios para criar uma situação que não é real, e adianta que à medida que a campanha vai sendo apresentada para a população o número de pessoas que aprovam as propostas de Francis e Eliene cresce.
A decisão determinou além da suspensão da divulgação irregular da pesquisa, uma aplicação de multa de R$ 10 mil por dia em caso de reapresentação.